Conflitos

Disputas por terras em áreas quilombolas de Matões causam tensão na MA-262

Quilombolas reclamam que vivem em clima de ameaça e lutam para permanecer nas terras onde nasceram.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Quilombolas protestam na MA-262. Foto: Divulgação.
Quilombolas protestam na MA-262. Foto: Divulgação.

MATÕES – Quilombolas protestam há cinco dias na região de Matões, onde interditaram a MA-262, contra o desmatamento e a demolição de casas de dezenas de famílias por grileiros. As manifestações estão relacionadas às terras das comunidades Tanque de Rodagem e São João.

Alguns integrantes do movimento acampam às margens da rodovia, pois não têm para onde ir. Eles reclamam que vivem em clima de ameaça e lutam para permanecer em paz nas terras onde nasceram.

Casas demolidas em terras quilombolas. Foto: Divulgação.
Casas demolidas em terras quilombolas. Foto: Divulgação.

Além do ponto interditado pelos quilombolas, grileiros também bloquearam a via impedindo que a comunidade acessasse o município de Matões.

Uma equipe da Secretaria de Estado da Igualdade Racial esteve no local. A situação também está sendo acompanhada pela Pastoral da Terra, Ministério Público e Defensoria Pública do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.