Trânsito do Maranhão

MA: multas por utilização de celular no trânsito crescem 554% em 14 anos

No ano de 2000, foram aplicadas 2.255 multas deste tipo no Maranhão. Em 2014, esse número subiu para mais de 14 mil.

Daniel Moraes / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
 Dirigir falando ao celular é uma das infrações mais comuns no trânsito maranhense. Foto: Reprodução
Dirigir falando ao celular é uma das infrações mais comuns no trânsito maranhense. Foto: Reprodução

SÃO LUÍS – Para o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir utilizando o celular é uma infração média. Isso quer dizer que, quem é flagrado nesta situação, perde quatro pontos na carteira e recebe multa no valor de R$ 85,13. Punições que, na prática, não inibem os motoristas.

No ano de 2000, foram aplicadas 2.255 multas deste tipo no Maranhão. Em 2014, esse número subiu para mais de 14 mil; o que representa um aumento de 554% no número de multas deste tipo aplicadas no Estado. A maioria delas (11.738) foi aplicada na capital.

Infração aumenta o risco de acidentes

Segundo o coordenador de educação para o trânsito do Detran, Edílson Cardoso, dirigir utilizando o celular aumenta em até 400% o risco de acontecer um acidente. “Estudos apontam que dirigir utilizando o celular, mandando mensagens de texto ou fazendo qualquer outra coisa com o aparelho, tem o mesmo efeito de dirigir alcoolizado, o motorista tem os reflexos alterados. Estudos internacionais apontam que esta conduta aumenta em até 400% o risco de acontecer um acidente de trânsito”, afirma.

 Arte: Daniel Moraes / Imirante.com
Arte: Daniel Moraes / Imirante.com

Levantamento feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária mostrou que, no Brasil, morre-se mais por causa de acidentes de trânsito do que por homicídio ou câncer de pulmão, por exemplo. Segundo o Observatório, só em 2012, mais de 60 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil; um número 20% maior ao de homicídios.

 Arte: Daniel Moraes / Imirante.com
Arte: Daniel Moraes / Imirante.com

Ainda de acordo com o levantamento, a maioria desses acidentes (90%) aconteceu por causa da imprudência dos motoristas. No Maranhão, dirigir utilizando o celular é a quarta infração mais cometida pelos motoristas, logo atrás de estacionar em local proibido; avançar o sinal vermelho; e dirigir acima da velocidade permitida. Em 2015, até o momento, mais de quatro mil multas já foram aplicadas por causa da utilização de celular no trânsito do Maranhão.

 Arte: Daniel Moraes/ Imirantecom
Arte: Daniel Moraes/ Imirantecom

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.