Habitação

Ministério convoca municípios e estados para criação de conselhos de habitação

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO LUÍS - Encerra dia 30 de junho o prazo para os municípios e estados cumprirem as exigências do SNHIS - Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, por intermédio do Ministério das Cidades, de criar seus conselhos e fundos locais. O cumprimento das exigências é necessário para que prefeituras e governos estaduais que tenham contratos com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

Suspensão de repasse aos Estados e municípios que têm obras em andamento, mas ainda não apresentaram as leis em que propõem a criação de seus fundos e conselhos locais, continuarão a receber recursos até 30 de junho. Depois dessa data, os repasses serão interrompidos até que se regularizem as pendências.

- Para transformar a habitação em uma política de Estado, é fundamental consolidar esta nova institucionalidade representada pelo Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), garantindo a participação e o controle social nas três esferas de governo. Este desafio depende, além da iniciativa do Executivo, da celeridade dos legislativos em aprovar os projetos de lei”, afirmou a secretária Nacional de Habitação - Inês Magalhães.

O prazo para a elaboração dos planos locais de habitação de interesse social permanece o mesmo: dezembro de 2010.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.