TV Digital

TV Mirante começa a operar sinal digital em fase experimental

Para conferir o sinal da TV Mirante Digital, basta sintonizar o canal 29 (UHF).

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h03

SÃO LUÍS – A TV Mirante começou a operar, em São Luís, nesta quarta-feira (9), em fase experimental, a transmissão do sinal de TV digital. Para conferir o sinal da TV Mirante Digital, basta sintonizar o canal 29 (UHF). Quem ainda não possui um aparelho de TV com o conversor do sinal digital embutido vai precisar comprar o aparelho avulso (Set top box), que adapta a mudança de sinal, para desfrutar da programação da emissora em alta definição, sem fantasmas e chuviscos.

Segundo o diretor de Jornalismo da TV Mirante, Rômulo Barbosa, o início da transmissão do sinal digital da emissora é fruto de investimento:

- Depois de muito investimento, a gente ainda está terminando o prédio, já ergueu a torre, temos técnicos que vieram diretamente do Japão para dar início a essa operação da TV digital. Então, experimentalmente, os telespectadores já podem sintonizar o canal 29.

Mesmo se não possuir um aparelho conversor ou televisor que já receba o sinal digital, o telespectador não ficará de fora da programação da emissora. Isso porque o Ministério das Comunicações fixou o dia 29 de junho de 2016 para o fim das transmissões analógicas de televisão no país. Até lá, as emissoras vão operar com os dois sistemas de transmissão: o digital e o analógico.

A instalação da nova antena no alto da nova torre da emissora e a montagem do transmissor digital ocorreu no mês de outubro. Para receber os novos equipamentos, a TV Mirante passou por uma ampla reforma em sua sede, com a construção de uma nova redação para a Central de Jornalismo da emissora.

Vantagens do sinal digital

Com a TV digital, o telespectador vai poder assistir a programação da televisão no celular (em aparelhos que recebam o sinal digital), em computadores portáteis (com a utilização de receptores digitais) e em automóveis, como ônibus, por exemplo. Num futuro próximo, o telespectador também poderá interagir com os programas da emissora, uma das vantagens do sistema digital adotado pelo Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.