Projetos

Fapema lança edital para bolsistas no Terra Viva

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - O edital para seleção de bolsistas para atuar em projetos de interesse da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Sedagro), dentro do Programa Terra Viva, será aberto, nesta semana, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

O termo de cooperação técnica foi assinado entre a Sedagro e a Fapema, na última quarta-feira (11), durante o lançamento, pela governadora Roseana Sarney, do "Terra Viva - Cuidar da terra é cuidar da gente", que visa fortalecer a agricultura familiar no Maranhão. Ao todo, serão 22 bolsistas, de nível superior, especializados em agroecologia.

Para a a diretora presidente da Fapema, Rosane Guerra, "é preciso que algumas iniciativas relacionadas à ciência e tecnologia cheguem também ao campo como forma de promover o desenvolvimento sustentável".

Nos projetos, estão previstos pesquisa, adoção e avaliação de sistemas de produção agropecuários sustentáveis; processamento, seleção, armazenamento e comercialização de sementes para futuros plantios; e elaboração de políticas públicas para a juventude rural, mediante realização de monografias, relacionadas aos Programas Terra Viva, Geração Futura de Agricultura Familiar e Fortalecimento dos Assentamentos Agrários.

"A Fapema está diretamente ligada à pesquisa e ao conhecimento e nós precisamos de ações desse setor para dinamizar a agropecuária maranhense”, explicou a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade.

Com informações da Fapema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.