Mandados

Carros reforçam trabalho de oficiais de Justiça

Doze veículos vão reforçar o serviço dos oficiais de Justiça na entrega de mandados judiciais .

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h09

SÃO LUÍS - Doze veículos reforçam o serviço de cumprimento de mandados judiciais pelos oficiais de Justiça do Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau. A entrega dos carros, feita gradativamente a partir 20 de agosto, faz parte da política de renovação da frota que serve ao Poder Judiciário, implantada pelo Tribunal de Justiça e Corregedoria.

Segundo o chefe da Divisão de Transportes da Corregedoria, Carlos Alberto Costa, desde a implantação dessa política já foram disponibilizados 27 novos veículos, entre carros locados e próprios. As aquisições vêm substituindo os carros de fabricação entre 1998 e 2000 que serviam ao Judiciário. “Agora, o atendimento é 100% no que diz respeito à frota”, garante.

Os veículos servem às varas de Família (7), Interdição (2), Precatória (4), Criminais (9) e 1ª e 2ª varas do Tribunal do Júri, cada uma delas com dois oficiais de justiça, além da Vara de Entorpecentes, com três oficiais. Além dos carros destinados aos oficiais de justiça, veículos novos foram destinados aos Juizados (5), Fórum (12) e Corregedoria (5).

Um dos carros servirá ao Plantão Forense – de segunda a sexta, das 18 às 8 horas e aos sábados, domingos e feriados, durante 24 horas. “Quando não estiver servindo ao plantão, ele vem para a Rota”, explica o coordenador de transportes do Fórum, Flávio Machado.

Nas palavras do coordenador, a iniciativa é mais uma melhoria implantada pela gestão do corregedor Jamil Gedeon. “Agora todos os carros são 0 km. Melhora bastante o serviço da Justiça”, ressalta.

CONFORTO - O oficial de justiça Francisco Figueirêdo ressaltou que além da exclusividade do uso dos carros pelos oficiais – “antes os carros eram divididos com outros setores”, diz – os veículos também são confortáveis, uma vez que dispõem de ar-condicionado e vidro elétrico, o que proporciona mais segurança aos oficiais no cumprimento das ordens judiciais nos bairros.

“Com os novos carros, só tem melhorado o trabalho dos oficiais”, avalia. Ele destaca ainda a rota alternativa, aos sábados, implantada na atual gestão. Enquanto durante a semana as visitas de oficiais abrangem em média quatro endereços por dia – dois pela manhã e dois à tarde – aos sábados o número atinge em torno de 30, chegando às vezes a 40.

Para o oficial, a produtividade maior aos sábados se dá por ser um dia mais tranqüilo, quando os oficiais não têm o compromisso de registrar o ponto (ponto eletrônico) e quando as pessoas são encontradas em casa.

As informações são da Corregedoria Geral da Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.