Cultura

Ministério da Cultura homenageia Humberto de Maracanã

Jornal O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h33

SÃO LUÍS - Fortalecer e divulgar as manifestações das culturas populares brasileiras, valorizando seus difusores e identificando a diversidade de cada uma delas. Com essa temática, o Ministério da Cultura (Minc), por meio da Secretaria Nacional da Identidade e Diversidade Cultural, lançou a edição 2008 do prêmio Culturas Populares, que neste ano traz o nome “Mestre Humberto de Maracanã”, em homenagem a um dos expoentes da cultura popular maranhense. As inscrições irão até o dia 30 de agosto.

Na segunda edição, o prêmio destinará R$ 1.900 milhões para 190 projetos. Serão contemplados 90 mestres, 40 iniciativas de grupos formais e 60 iniciativas de grupos informais, com a inscrição em apenas uma categoria e limite de até três iniciativas por categoria, exceção feita à de mestre, que admite somente um trabalho. Na avaliação das propostas serão considerados aspectos como a da contribuição para a valorização da manifestação cultural e de seus praticantes, o fomento à divulgação das culturas populares e o ensino de artes e ofícios, entre outros.

As inscrições devem ser feitas pelos Correios e enviadas para o endereço: Concurso Público Prêmio Culturas populares 2008, Caixa Postal 8572-X – SHS, quadra 02, Bloco B, CEP: 70.312-970 - Brasília –DF. A postagem deve conter, além da ficha de inscrição, cópia de documentos como CPF ou CNP ematerial complementaar cartazes, fotografias, fôlderes e/ou audiovisual).

Cerca de 500 iniciativas vinculadas às culturas populares já foram beneficiadas por ações desenvolvidas pela Secretaria Nacional da Identidade e Diversidade Cultural. A homenagem ao cantador se deve à contribuição cultural do bumba boi para São Luís, para o Maranhão e para a nação brasileira, num trabalho construído à custa da superação de grandes obstáculos, sejam econômicos e preconceitos diversos. No ano passado, o Prêmio Culturas Populares prestou homenagem aos 100 anos do frevo, exaltando o Mestre Duda, um dos maiores regentes, compositores, arranjadores e instrumentistas, especialmente, no frevo.

Homenageado

Nascido em 2 de novembro de 1939, em São Luís, Humberto Barbosa Mendes, mais conhecido como Humberto de Maracanã, tem 35 anos de carreira, interpretando toadas no sotaque de matraca e balançando o seu “Maracá de Prata” à frente do Boi de Maracanã. Antes de se firmar na missão de Amo de Bumba- Meu–Boi, Humberto participou ativamente do Movimento de Comunidades Eclesiais de Base e foi compositor, puxador e fundador da Escola de Samba Maracanã do Samba que existiu de 1960 a 1964, época em que ele já fazia toadas. “Eu já tinha o bumba boi no sangue. Depois que a escola de samba acabou, por motivação própria e por estímulos de amigos antigos da comunidade, resolvi participar de forma mais ativa da vida do bumba-meu- boi, por isso fui ser cantador, apenas dei continuidade a algo que já fazia parte de mim, de forma mais comprometida”, recorda.

Suas toadas contam com rica poesia as belezas da natureza local, a força dos seus antepassados africanos e indígenas, os desafios e diálogos com outros grandes amos de bumba-meu-boi do Maranhão, do compromisso com as divindades, com São João Batista, que segundo o cantador, “foi quem determinou que ele devia cantar ”. Humberto tem vários discos gravados. Também conhecido no Maranhão como “Guriatã”, o cantador tem toadas gravadas por outros intérpretes, destacando-se a gravação de Alcione, da toada Maranhão meu Tesouro meu Torrão e, recentemente, de Maria Bethânia em A Coroa.

Foi condecorado com a Medalha de Honra ao mérito Lá Ravardière, concedida pela Câmara de Vereadores de São Luís no aniversário de 25 anos de carreira do cantador, além de homenagens da Assembléia Legislativa do Estado e de produtores culturais de Brasília. O cantador de bumba boi também já ministrou palestras em universidades particulares e escolas de São Luís, além de aulas - show sobre cultura popular.

Para Humberto de Maracanã, a homenagem do Ministério da Cultura é importante por “reconhecer e valorizar os artistas da cultura popular”. Sobre o concurso, Humberto destacou que, num contexto globalizado, é importante que se visibilize e difunda a autenticidade das manifestações do folclore, para que se fortaleçam as tradições culturais.

Serviço

O quê

Prêmio Culturas Populares 2008 –

Mestre Humberto de Maracanã,

do Ministério da Cultura

Inscrições

Até o dia 30 de agosto, via Correios (Concurso Público

Prêmio Culturas populares 2008, Caixa

Postal n.º 8572-X - SHS Quadra.02,

Bloco B, CEP: 70.312-970 - Brasília –DF).

Outras informações

www.cultura.gov.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.