Abusou sexual

Homem é denunciado pelo MP-MA por abusar da enteada durante oito anos em João Lisboa

Segundo o MP-MA, o homem se masturbava e mantinha relações sexuais com a menina desde quando ela tinha oito anos de idade, inclusive obrigava a vítima a tomar anticoncepcionais para que ela não engravidasse.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 26/03/2022 às 18h49
Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa. (Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo/Agência Brasil)

JOÃO LISBOA - Um homem foi denunciado pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), acusado de abusar sexualmente da enteada por oito anos. A denúncia foi assinada pela titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de João Lisboa, Maria José Lopes Corrêa. Segundo o MP-MA, o abuso veio à tona porque a própria vítima registrou o ocorrido com uma gravação em vídeo de celular.

A promotora de Justiça relata que o acusado já convivia com a mãe da vítima há muitos anos e que estuprava a criança na ausência da genitora. De acordo com as investigações, o padrasto se masturbava e mantinha relações sexuais desde que a criança tinha oito anos de idade, inclusive obrigando-a a tomar comprimidos anticoncepcionais para que não engravidasse.

A representante do Ministério Público alerta que os casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, em sua maioria, são praticados por pessoas próximas, tais como padrastos, tios, vizinhos e até mesmo o pai da criança.

Por esse motivo, a promotora de Justiça recomenda que os pais se mantenham em estado de alerta a fim de evitar ou perceber possíveis casos de abuso sexual infantil.

“Foi desse contexto de vida familiar, abusando da confiança da companheira, da condição de padrasto e da consequente posição de autoridade que exercia sobre as vítimas, que o denunciado aproveitou-se para praticar diversos e sucessivos abusos sexuais durante oito anos”, destaca Maria José Corrêa.

Pena

O denunciado deve responder por vários crimes de estupro, disciplinados pelo Código Penal, praticados contra a vítima ao decorrer de oito anos. Dentre as classificações estão: estupro de vulnerável, quando a vítima tem até 14 anos de idade; estupro, vítima maior que 14 anos de idade; com aumento de pena pela metade por ter proximidade com a vítima, o que caracteriza relação de autoridade. Com as agravantes, o acusado pode ser condenado até 25 anos de reclusão.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.