Suspeita de surto psicótico

Policial militar mata colega de farda dentro de carro da instituição durante ronda

Policial Alexandre Xandu está preso no 3º Batalhão da PM, à disposição da Justiça.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34

JOÃO LISBOA – Dois procedimentos, um no âmbito da Polícia Militar e outro criminal, foram abertos para apurar sobre o assassinato do soldado da PM Erasmo Alves Cordeiro, por um colega de farda dentro de um carro da própria instituição, no município de João Lisboa.

Preso como autor, o policial militar Alexandre Xandú encontra-se recolhido a uma cela do 3º Batalhão da Polícia Militar em Imperatriz. O comando do 14º BPM suspeita que o policial Alexandre Xandu tenha tido um surto psicótico.

 O soldado Erasmo Alves Cordeiro foi morto a tiros por colega de farda dentro de carro da PM durante ronda.(Foto: Divulgação / WhatsApp)
O soldado Erasmo Alves Cordeiro foi morto a tiros por colega de farda dentro de carro da PM durante ronda.(Foto: Divulgação / WhatsApp)

De acordo com relato de um policial, que pediu para não ter a identidade revelada, a ocorrência se deu durante um patrulhamento de rotina, na praça da cidade de João Lisboa, por volta de 1h da madrugada deste sábado (12).

“Fomos surpreendidos com vários disparos. A atitude foi desembarcar, procurar abrigo e averiguar de onde estava vindo os disparos. Ao averiguar o local, não encontramos ninguém, e o policial que, infelizmente, atingiu o companheiro, também, desembarcou fingindo que não fez nada, inclusive dizendo que estávamos sendo atacados”, disse o policial em entrevista à TV Mirante.

O militar acrescentou que ao chamar reforço o policial Alexandre Xandu percebeu e passou a se distancia da equipe, o que levou os demais policiais a desconfiar dele. “E depois que chamamos reforço, ele se alterou”, complementou.

 O policial Alexandre Xandu está preso no 3º Batalhão da PM, em Imperatriz, suspeito de ter atirado e matado o colega de farda Erasmo Alves Cordeiro. (Foto: Divulgação / WhatsApp)
O policial Alexandre Xandu está preso no 3º Batalhão da PM, em Imperatriz, suspeito de ter atirado e matado o colega de farda Erasmo Alves Cordeiro. (Foto: Divulgação / WhatsApp)

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel Edeílson Carvalho, confirmou que quatro policiais estavam no interior do carro quando um deles, Alexandre Xandu, que incorporou a instituição no final do ano passado, efetuou os disparos que, atingiram, mortalmente o Erasmo Alves, que comandava a guarnição. Em seguida, o militar, ainda, foi até um bar próximo onde efetuou outros disparos, mas ninguém ficou ferido.

Edeilson Carvalho informou, ainda, que foi preciso uma negociação para que o policial atirador fosse preso. O oficial ressaltou que o policial havia sido submetido a testes psicológicos e nunca havia tido comportamento agressivo.

“No decorrer dos treinamentos das instruções ele não apresentou nenhum comportamento que pudesse apresentar algum problema de ordem psicológica. Comportou-se como bom policial até que surpreendesse os seus próprios companheiros nesse fato trágico de proporções desmedidas”, disse o comandante Edeílson.

O comandante do 14º BPM acrescentou que, após ser preso, o policial Alexandre apresentava suspeitas de um surto psicótico.

Durante a ocorrência, o policial Alexandre teve um ferimento na mão, razão pela qual foi levado ao Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão). Ele foi levado em seguida, para o 3º Batalhão da PM, onde vai ficar à disposição da Justiça.

O soldado Erasmo Alves Cordeiro ingressou na PM no ano de 2014 e morava em Imperatriz.

Ouça, abaixo, entrevista concedida pelo tenente-coronel Edeílson Carvalho, comandante do 14ª Batalhão da PM, à Rádio Mirante AM sobre a ocorrência:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.