Campanha da Fraternidade 2017

Campanha da Fraternidade será aberta domingo na Diocese de Imperatriz

As celebrações da abertura da CF serão em microrregiões diocesanas.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
O administrador diocesano, padre Francisco Lima ladeado por integrantes da equipe de coordenação da Campanha da Fraternidade na diocese.
O administrador diocesano, padre Francisco Lima ladeado por integrantes da equipe de coordenação da Campanha da Fraternidade na diocese. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – A Diocese de Imperatriz vai manter a tradição de abrir a Campanha da Fraternidade no primeiro domingo (5) após o lançamento, pelo Papa Francisco, que sempre ocorre na quaresma, período de 40 dias de preparação para a Páscoa do Senhor.

O tema que será discutido pelos católicos durante a quaresma será Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida.

O lançamento será, a partir das 8h, com celebrações simultâneas nas microrregiões diocesanas que compreendem as paróquias de 13 municípios da Região Tocantina.

A cidade está dividida em três microrregiões, e na norte, que compreende as paróquias de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santo Antonio, Santa Inês e Santa Rita, o lançamento será na paróquia de Santa Rita, no bairro que leva o nome de santa das causas impossíveis.

“Temos (celebrações de lançamento) às oito horas e dezessete horas. Vai ser simultâneo durante cinco semanas todo esse olhar de conscientização, do imaginário coletivo do povo da região do Tocantins, ouvindo, participando, dialogando sobre essa Campanha da Fraternidade”, disse o administrador diocesano, o padre Francisco Lima Soares.

Lançada todos os anos, a Campanha da Fraternidade no Brasil tem a coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e aborda temas relevantes para a sociedade.

“Hoje, no estágio evolutivo o homem, seja pela teoria da criação que nos cristãos acreditamos ou seja pela teoria da evolução, está num dos estágios mais privilegiados, mas o que nos choca é que ele tem se tornado, também, mais devastador do ponto de vista da selvageria”, disse o padre Francisco Lima, ao citar a destruição ao meio ambiente.

No caso do Maranhão, o administrador diocesano lembrou que o Estado está localizado numa região de transição do Serrado e pré-Amazônia, regiões cujos biomas vêm sendo depredados.

Como vai ser trabalhado o tema

A campanha será abordada em reuniões, celebrações eucarísticas, palestras em escolas, entre outros recursos. O padre Antonio José, que coordenador diocesano da CF, disse que desde o ano passado o tema vem sendo estudando nas comunidades.

O sacerdote coordenador lembrou que a Igreja Católica não vai criar espaços para receber “denúncias” como ocorre em órgãos públicos, mas vai se propor a encaminhar as reclamações para os setores competentes.

O professor e historiador José Nilson Oliveira alertou que tanto o bioma de serrado quanto o bioma da pré-Amazônia, estão sendo afetados pelo que ele denominou de desmatamento em nome do progresso. Ele chamou a atenção para a consciência das pessoas sobre a preservação do meio ambiente, e destacou que a missão da Igreja será discutir e tentar mudar a realidade. "Quem mora aqui ou quem passa pelo 50 BIS vê uma mata, ainda, preservada, e é só lembrar que Imperatriz era daquele jeito", comparou José Nilson.

Lançamento para a imprensa

O lançamento da CF para a imprensa se deu na manhã desta quarta-feira (1º), no salão paroquial de Santa Teresa D´Ávila, padroeira e cofundadora de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.