Cerimônia

Abertura da Campanha da Fraternidade 2023 é realizada em São Luís

A Santa Missa acontece às 17h, e será presidida pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana.

Na Mira

Atualizada em 25/02/2023 às 09h42
Este ano, a campanha tem como tema o combate à fome.
Este ano, a campanha tem como tema o combate à fome. (divulgação)

SÃO LUÍS - Neste sábado (25) está sendo realizada a cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade 2023 (CF2023), na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. O evento ocorre no Multicenter Sebrae, Cohafuma e os portões do Multicenter serão abertos às 15h para arrecadação de alimentos, e recepção das caravanas de cada uma das 57 Paróquias, e uma quase Paróquia, que formam a Arquidiocese.

A Santa Missa acontece às 17h, e será presidida pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana, que concelebrará com os padres da Arquidiocese. Devem ainda participar da cerimônia movimentos, pastorais, novas comunidades, Institutos, Organismos católicos, e autoridades civis, além da população sensível ao tema do combate à fome.

Até o ano de 2022, segundo cadastro das Pastorais Sociais, um total de 48 grupos doavam alimentos no Centro de São Luís. Entre esses grupos, estão outras denominações religiosas, de modo que, até o ano passado, uma escala de domingo a domingo era mantida.

“Através das Pastorais Sociais, e de Paróquias, a Arquidiocese possui um trabalho de doação de alimentos à população em situação de rua, realizado no Centro de São Luís e em hospitais dessa região. Eles têm oferecido ajuda material, humana e espiritual à população em situação de rua, contudo, a realidade destas pessoas é muito dura”, pontua dom Gilberto Pastana, que conduz pelo segundo ano consecutivo a CF2023, desde que foi nomeado arcebispo de São Luís do Maranhão.

O coordenador arquidiocesano da AEM, padre Jadson Borba, lembra ainda que “a Campanha da Fraternidade envolve um compromisso em três níveis, pessoal, comunitário e sociopolítico. E nesse sentido, a coleta é um gesto simbólico de comprometimento com o próximo”. Padre Jadson deve seguir, junto com a Equipe de Campanhas, os 40 dias da Quaresma motivando esse compromisso entre os fiéis das Paróquias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.