Vacina contra o HPV

Vacina contra o HPV: saiba o que ela pode prevenir nos meninos

Cerca de 150 mil garotos receberão a vacina no Maranhão.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
Cerca de 150 mil garotos receberão a vacina no MA.
Cerca de 150 mil garotos receberão a vacina no MA. (Divulgação /Assessoria )

Em 2017 chegou a vez dos garotos receberem a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). No Maranhão, cerca de 150 mil meninos de 12 ou 13 anos de idade serão vacinados. De acordo com a oncologista Kellen Cristina, não existe diferença dessa vacina para a que foi aplicada nas meninas anteriormente.

A vacina previne a infecção do HPV, que é relacionado a uma doença sexualmente transmissível, chamada Condiloma Aculminado, que são verrugas genitais. Além dessa indisposição relacionada ao vírus, a vacina previne contra alguns tipos de câncer.

“Nas mulheres a vacina previne o câncer de colo de útero, de cabeça e pescoço e de canal anal; nos homens previne também o de canal anal, cabeça e pescoço, além do câncer de pênis”, explica a médica.

O câncer peniano é o mais frequente nas regiões norte e nordeste, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, Inca e geralmente atinge homens a partir dos 50 anos de idade. Está também relacionado diretamente com má higiene íntima.

Os últimos dados divulgados mostram que até o ano de 2013, 396 homens haviam sido mortos pelo câncer de pênis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.