Prisão

Major da PM diz que foi preso por apoiar candidato de oposição ao governo

"Policiais militares que não são a favor do 12 foram transferidos", afirmou.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29

IMPERATRIZ – O major Jenilson Lindoso, lotado no Batalhão da PM em Estreito, foi preso por colegas de farda dele, na noite desta terça-feira (27), em Imperatriz. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública confirmou a prisão e alegou se tratar de um caso de insubordinação, no entanto o oficial diz que a prisão foi motivada por questões políticas.

Em um áudio divulgado, via aplicativo Whatsapp, o major Jenilson afirma que recebeu ordem de prisão e vai se entregar, mas justifica que a medida é uma resposta pelo fato de ele apoiar um candidato a prefeito de oposição ao governo do Estado.

“Aqui quem está falando é o major Jenilson, moro em Imperatriz faz 18 anos, e um fato inédito aconteceu nestas eleições: policiais militares que não são a favor do 12 foram transferidos para São Luís para trabalhar durante as eleições”, disse o oficial, acrescentando que ele próprio foi um dos militares que foi enviado de São Luís para trabalhar no período das eleições em Imperatriz.

Nas redes sociais foram divulgados vários vídeos relacionados ao assunto, num deles, o major Jenilson aparece sendo cumprimentado por amigos e entra no 3º BPM para se entregar. A esposa dele, também, aparece em outro vídeo onde explica sobre a prisão.

A Secretaria de Segurança Pública divulgou uma nota sobre o caso do major Jenilson.

Nota do Governo do Estado

A movimentação dentro do Estado de Oficiais e Praças da Polícia Militar no período pré-eleitoral e eleitoral atende a necessidade operacional para assegurar maior segurança ao processo tendo como base as premissas que norteiam o Estado Democrático de Direito.

A diretriz do Comando é clara no sentido da Corporação manter-se no estrito cumprimento de sua missão institucional, não interferindo nas democráticas disputas em curso nos municípios do Estado. Não há, pois, qualquer fundamento em especulações de que haveria movimentação por razões políticas.

Em virtude dessa movimentação que acontece constantemente neste período de eleições o Major PM Janilson Cordeiro Lindoso da Polícia Militar do Maranhão, atualmente lotado no 12º Batalhão de Polícia Militar localizado na cidade de Estreito - MA, veio a se insubordinar após ter recebido determinação para sua movimentação do interior para esta capital, deixando com isso de acatar ordens estabelecidas pelo comando da Corporação, vindo inclusive a manifestar seu descontentamento e insatisfação nas redes sociais.

Com objetivo de restabelecer imediatamente a ordem e a disciplina, o Comando da Corporação, após ter tomando conhecimento da situação, determinou a realização de diligências no sentido de localizar o referido oficial superior para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Militar do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.