Balanço

Agressão física lidera os casos de violência contra a mulher

O balanço é do primeiro semestre apresentado pelo Ligue 180.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
( )

BRASIL – Os casos de agressão físicas lideram o ranking de violência contra a mulher no Brasil, segundo balanço apresentado pelo Ligue 180, que registrou, no primeiro semestre deste ano, uma média de 179 relatos de agressão por dia, com um total de mais de 32 mil ligações sobre violência contra a mulher.

Desse total, mais da metade das ligações, ou 16 mil casos, foram para relatar agressão física, o que representa 92 denúncias por dia. O segundo tipo de violência mais relatado foi o de agressões psicológicas, com, aproximadamente, 10 mil casos. A perseguição de mulheres, por exemplo, é um tipo de violência que se enquadra nessa classificação. Em média, são relatados 55 casos por dia de violência psicológica contra mulheres.

Ainda segundo o balanço, em 31% dos casos relatados de violência contra a mulher existe a chance de feminicídio. Das 32 mil ligações relatando violência, 75% dos denunciantes informam episódios recorrentes de violência. A Lei do Feminicídio tornou o assassinato de mulheres qualificado quando feito por menosprezo à condição de mulher.

De acordo com o balanço, em comparação com igual período em 2014, a Central de Atendimento à Mulher registrou aumento de 145,5% das denúncias de cárcere privado e de 65,39% nos casos de estupro. Apesar dos dados serem preocupantes, o aumento dos relatos mostra a conscientização da população perante a importância de realizar a denúncia.

O Ligue 180 é o telefone da Central de Atendimento à Mulher, um disque-denúncia do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos que é a principal porta de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.