Viva Cidadão

Viva Cidadão não suporta demanda, e filas viram rotina em ITZ

Muitas pessoas estão dormindo no local, com o objetivo de garantir uma vaga no dia seguinte.

Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
 As filas dobram o quarteirão. (Foto: Imirante Imperatriz)
As filas dobram o quarteirão. (Foto: Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Desde o início do ano, as grandes filas para atendimento no Viva Cidadão de Imperatriz têm chamado a atenção da população, até mesmo nas redes sociais. Logo nas primeiras horas da manhã, é possível ver a fila dobrando o quarteirão.

De acordo com o quadro fixado nas paredes do Viva, são distribuídos, por dia, 180 senhas para Identidade, 100 para Detran, 60 para TRE e 50 para Carteira de Trabalho, totalizando cerca de 390 atendimentos.

No entanto, essa quantidade de senhas não está suprindo a demanda do começo de ano. Para garantir uma das vagas e conseguir senha para o dia seguinte, muitas pessoas começaram a dormir no local, pondo em risco a própria segurança.

A coordenação do Viva Cidadão explica que, por conta da grande procura, o sistema de agendamento foi cancelado, pois as vagas da semana eram preenchidas logo na terça-feira.

 Usuários correm risco ao dormir no local, para guardar lugar na fila. (Foto: Reprodução/ Daniel Sena)
Usuários correm risco ao dormir no local, para guardar lugar na fila. (Foto: Reprodução/ Daniel Sena)

Carteira de Trabalho

Segundo os que procuram atendimento, o maior problema está no setor de Carteira de Trabalho. Existe somente um computador para realizar o serviço, que estava sem funcionar desde dezembro do ano passado, retornando somente em janeiro de 2015. A outra máquina está em manutenção e aguarda a liberação de São Luis para que o conserto seja realizado.

O advogado Adriano Magalhães foi ao Viva por volta das 10h, mas não existia vaga.

“Tem urgência em apresentar o documento na empresa onde a gente trabalha, e isso (falta de vagas) é um prejuízo, pois muitas vezes impede de a gente prestar um serviço”, reclama. O advogado diz não ter coragem de dormir na fila.

Recomendação

Diante da situação, a coordenação do Viva Cidadão, recomenda que as pessoas só procurem o local em caso de real necessidade.

Alguns serviços, também, podem ser realizados em outros locais, como Detran (Carteira de Motorista) e TRE (serviços relacionados ao título de eleitor).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.