Campanha Fraternidade 2015

Igreja Católica realiza formação da Campanha da Fraternidade

O lema da campanha é: Eu vim para servir

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
A CF 2015 tem como tema: Eu vim para servir.
A CF 2015 tem como tema: Eu vim para servir. (Divulgação/Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – A Igreja Católica realiza este mês e em fevereiro a formação de fiéis sobre a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, nas comunidades que fazem parte da Diocese de Imperatriz. A CF 2015 tem como tema: Igreja e Sociedade e o lema baseado na passagem bíblica: Eu vim para servir (cf. Mc 10,45), e busca recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé.

De acordo com assessor especial da CF na diocese, o padre Antônio José Sousa Carvalho todas as comunidades receberão o repasse da ação desenvolvida pela igreja. O objetivo geral da campanha é aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.

"Temos como base principal a figura religiosa do papa Francisco, que nos ensina que devemos atuar profeticamente, à luz da evangélica para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária", afirma o padre.

Já entre os objetivos específicos está fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual e apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizantes.

Texto base

O texto base utilizado no repasse e para auxiliar nas atividades da CF 2015 já está disponível nas Edições CNBB. O documento reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.

Na apresentação do texto, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, explica que a Campanha da Fraternidade 2015 convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade.

“Será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhas e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, as organizações da sociedade estejam a serviço de todos”, comenta dom Leonardo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.