Religião

Festa ‘Santos Reis’: fé e tradição que passam de pai para filho

Delfino Alves, 75 anos, é apaixonado pela festa religiosa.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

IMPERATRIZ – Fé, religiosidade e tradição definem bem a vida do aposentado Delfino Alves, 75 anos, que na companhia da esposa Antônia Pereira, há mais de 50 anos, faz louvações aos “Santos Reis”, festa popular que homenageiam os três Reis Magos.

[e-s001]

A festa dos "Santos Reis", realizada pelo aposentado, na casa dele, localizada na rua Coriolano Milhomem, 1182, no bairro Bacuri, em Imperatriz. Começa no dia 26 de dezembro, e segue até o dia 6 de janeiro.

Delfino Alves conta que a paixão pela cantoria de Reis e Divino começou cedo, incentivada pela família, que fez uma promessa. A devoção é resultado de uma bênção alcançada quando ele ainda era jovem.

 Delfino Alves, 75 anos, é apaixonado pela festa religiosa. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
Delfino Alves, 75 anos, é apaixonado pela festa religiosa. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

“É uma tradição repassada do meu bisavô, para meu pai, que repassou para mim. Canto Reis e Divino. A festa dos Reis, é uma tradição bonita, fizeram uma promessa, eu estava doente e se ficasse bom, enquanto tivesse vida cantaria. Deu certo, com 15 dias estava bom ”, conta Delfino.

 Festa popular que homenageiam os três Reis Magos. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)
Festa popular que homenageiam os três Reis Magos. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

Imperatriz e Caxias são os únicos municípios maranhenses, que se tem conhecimento, onde são realizadas as homenagens aos “Reisados”.

Curso

Delfino Alves, também, se dispôs a ensinar as pessoas sobre os ritos da Festa dos "Santos Reis". Qualquer pessoa pode participar, basta que se disponha a ouvir o aposentado em sua casa e, além de caneta e papel para as anotações a pessoa deverá levar um mini-gravador ou outro equipamento, como um celular por exemplo, para gravar as cantorias e os ensinamentos. As aulas são gratuitas.

“Quem quiser aprender me procure na minha casa na rua Coriolano Milhomem 1182, bairro Bacuri, na beira do riacho Bacuri. Eu não cobro nada, só quero que Deus dê a permissão para eles aprender”, ressaltou Delfino Alves.

Mais sobre "Santos Reis"

O Reisado é uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando a chegada de Messias, e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.