161 anos de Imperatriz

Imperatriz: seus encantos e desafios

É por meio do rio que a cidade tem os principais pontos turísticos.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

IMPERATRIZ- A cidade foi privilegiada por ter a imensidão das águas na sua extensão territorial. O Rio Tocantins, que banha Imperatriz e faz a divisão dos Estados do Maranhão e Tocantins, traz encantos e belezas naturais. É por meio dele que a cidade tem os principais pontos turísticos.

 Rio Tocantins divisa dos estados do Maranhão e Tocantins. (Foto: Safira Pinho/ Imirante Imperatriz)
Rio Tocantins divisa dos estados do Maranhão e Tocantins. (Foto: Safira Pinho/ Imirante Imperatriz)

A Avenida Beira Rio é um exemplo de lugar especial. Quem tem a oportunidade de conhecer esse lugar pode, de lá, contemplar uma paisagem exuberante. Além de contar com um espaço para a prática de atividades físicas, como a caminhada e, exercícios nas quadras esportivas.

Nesee ponto turístico há várias peixarias, um atrativo a mais para quem deseja saborear um bom peixe. Diante deste cenário, há também, problemas em relação à infraestrutura do local, no calçadão, em que muitas pessoas se exercitam, existe uma cratera e mato no espaço.

 Beira Rio: Principal cartão-postal de Imperatriz. (Foto: Safira Pinho/ Imirante Imperatriz)
Beira Rio: Principal cartão-postal de Imperatriz. (Foto: Safira Pinho/ Imirante Imperatriz)

Segundo o turismólogo, Francisco Soares, a Beira Rio é o principal ponto turístico da cidade. “Aqui, as pessoas têm poucas opções de lazer, mesmo que seja de forma precária. O que falta na Avenida Beira Rio é planejamento, além de sinalização, organização, infraestrutura da orla e a preservação e organização do transporte”, explicou ele.

A ação do tempo é responsável pela destruição das quadras da Avenida Beira Rio, as cercas de proteção que envolviam a quadra de beach soccer, já não existem. Em outra quadra, a proteção foi parcialmente retirada.

No passeio que fica no nível mais baixo da avenida, parte do calçamento cedeu, interrompendo o caminho para os pedestres, o que resultou em lixo com sacos e garrafas de bebidas foram descartados.

“Os visitantes reclamam e se admiram do mato existente porque em toda a cidade há uma Beira Rio, um cais bonito, aqui não tem. Eu acho muito bom trabalhar aqui, porque ainda é o melhor lugar que temos na cidade” afirmou o autônomo, Enésio Bastos autônomo.

De acordo, com a prefeitura de Imperatriz, a Beira Rio vai ser revitalizada, o projeto está pronto, a obra vai custar o valor de 3 milhões de reais, e será realizada em parceria com o Governo Federal, a previsão que seja executada a obra é para o fim deste mês.

Praias

 As praias que surgem no período de veraneio atrai turista. (Foto: Safira Pinho/ Imirante Imperatriz)
As praias que surgem no período de veraneio atrai turista. (Foto: Safira Pinho/ Imirante Imperatriz)

No período de veraneio, que compreende entre os meses de julho a agosto, em que as temperaturas se elevam, chegando a 38ºC, o nível do rio Tocantins fica abaixo do marco zero, o que faz surgir os bancos de areia e formam as praias da região, as mais conhecidas da cidade são do Cacau e do Meio, o que atrai turistas que desfrutam desse recurso natural e é uma opção de lazer para os imperatrizenses que se refrescam nas águas do rio.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.