IMPERATRIZ - Está praticamente tudo pronto para a abertura da 42ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), uma das maiores feiras agropecuárias do Norte/Nordeste, que será realizada no período de 3 a 11 de julho no parque de exposições da cidade. A abertura será, mais uma vez, com a tradicional cavalgada que chega este ano à sua vigésima edição com mudanças.
A principal novidade deste ano em relação às cavalgadas anteriores é que serão permitidas, a partir de agora, a participação apenas de cavaleiros, amazonas em animais e carroças. A proibição da participação de veículos automotores, ciclomotores e bicicletas e a determinação para a cronometragem do tempo da cavalgada, constam no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela diretoria do Sindicato Rural, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual há uma semana.
O documento foi resultado de uma denúncia feita pela Polícia Rodoviária Federal ao Ministério Público Federal visando o disciplinamento da cavalgada. No ano passado, vários transtornos e incidentes foram registrados no trânsito, sendo que o caso mais grave foi a morte de uma mulher ao cair de um carro durante o evento.
O presidente do Sinrural, Karlo Marques, disse que o TAC veio em boa hora, mas negou que a morte da jovem tenha sido durante a cavalgada. Segundo ele, foi durante uma passeata.
A cavalgada que marca a abertura da Expoimp é tradicional e vem aumentando o número de participantes gradualmente. No ano passado, foram mais de seis mil participantes entre pessoas e animais. Autoridades e políticos locais e estaduais participam dessa cavalgada.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.