Dom Gilberto Pastana é o novo bispo na Diocese de Imperatriz

Catedral lotou de fiéis durante posse do bispo que substitui Dom Gregory.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h33

IMPERATRIZ - Dezenas de fiéis lotaram a Catedral e praça de Fátima na tarde/noite de domingo, 13, para assistir a missa especial da posse de dom Gilberto Pastana de Oliveira, 49 anos, como novo bispo de Imperatriz.

Sábado, 12, dom Gilberto Pastana foi recebido no aeroporto por dezenas de fiéis e religiosos e liderou uma carreata até a Casa Episcopal, na praça de Fátima.

Em sua primeira entrevista coletiva à imprensa, logo depois de ter chegado à cidade, o paraense dom Gilberto Pastana afirmou que durante seu bispado pretende investir na formação de leigos e sacerdotes. O objetivo não é apenas tornar essas pessoas pastoras, mas especializá-las.

“Pelo conhecimento que eu tenho aqui existe um bom trabalho no que se refere a formação dos leigos. Hoje em dia, na Igreja do Brasil, eu diria que a prioridade número um é a formação de leigos e de novos sacerdotes. Precisamos não só formar mais sacerdotes no que se refere a especializá-los também porque a Pastoral exige especialização”, ressaltou dom Pastana, citando que a Diocese conta com um padre doutor em Comunicação, que é padre Francisco Lima. Atualmente, a Diocese tem 21 seminaristas.

Padre Felix

O novo líder da Igreja Católica em Imperatriz também falou sobre o caso do padre Félix Barbosa Carreiro, afastado de suas atividades sacerdotais depois de ter sido preso no último dia 5 em São Luís, acusado de pedofilia.

Sobre esse assunto, ele limitou-se dizer apenas a dizer que sua opinião é a mesma da Igreja Católica que condena o homossexualismo em seus quadros. “Acredito que todos nós devemos direcionar nossas vidas no segmento de Jesus e pautar nossas vida por esse segmento. A Igreja não vai admitir ordenações de pessoas assim”, ressaltou o bispo.

Sobre os projetos e programas socias que a Diocese desenvolve, dom Pastana adiantou que pretende mantê-los. Ele destacou que vai reservar o primeiro ano de bispado para conhecer toda a estrutura e ações da Diocese, que abrange 25 paróquias em vários municípios da Região Tocantina.

“É preciso visitar os padres. É preciso visitar os conselhos de pastoral, administrativo e econômicos. Esse meu primeiro ano em Imperatriz será de conhecimento para que eu possa amar esse povo já que a gente só ama o que conhece”, revelou o bispo.

O religioso reconheceu a importância da comunicação para a evangelização e ressaltou ainda que, dentro das condições que encontrar, fará o possível para melhorar esse setor.

Dom Pastana tem experiência na área de comunicação por ter dirigido duas emissoras da Igreja Católica (TV Vida - repetidora da Rede Vida - e a regional TV Nazaré - da Fundação Nazaré em Belém, no PA).

O líder católico reconheceu a importância de dom Afonso Gregory para a Diocese e Igreja Católica em nível mundial quando atuou em entidades como a Cáritas Internacional e Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e disse que não veio para substitui-lo, mas para sucedê-lo. Dom Pastana revelou que vai requisitar a colaboração de dom Gregory, especialmente nesse primeiro ano de bispado.

Reconhecimento

O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador Adhemar Alves de Freitas, aprovou moção de aplausos em homenagem ao bispo emérito de Imperatriz, dom Afonso Gregory, pelo brilhante trabalho e desempenho à frente da Diocese de Imperatriz.

“A passagem do bispo Afonso Gregory está registrada nos anais da história da Igreja, por meio de um trabalho sério, justo e engrandecedor e, ainda, pela participação ativa nos acontecimentos desta cidade, que a levaram ao seu desenvolvimento”, reconhece o vereador Adhemar Freitas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.