Troféu Mirante Esporte

Hortência conta a atletas como tornou-se rainha: ''escolhi ser a melhor"

Ex-jogadora participou de palestra para atletas indicados no Troféu Mirante Esporte.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
Hortência fala sobre sua trajetória até se tornar a número do basquete nacional. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)
Hortência fala sobre sua trajetória até se tornar a número do basquete nacional. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

SÃO LUÍS – “Eu escolhi ser a melhor”. A afirmação de Hortência poderia soar de forma prepotente, mas na verdade não é bem assim. Ser o melhor, neste caso, se refere a transformar um sonho de infância em uma realidade na vida da maior jogadora do basquete brasileiro na história. Hortência de Fátima Marcari nasceu em uma família humilde, mas nem por isso entregou-se às dificuldades do cotidiano. Com raça, determinação e sofrimento, ganhou o respeito das pessoas, fez história, tornou-se uma rainha: a “Rainha do Basquete”.

E, quando uma rainha está diante de seus olhos, ouça-a. Ela sem sempre tem algo valioso a dizer. Dito isto, atletas indicados para o Troféu Mirante Esporte, desportistas, dirigentes esportivos e alunos do “Liberdade com Basquete” – projeto desenvolvido pelo Instituto Iziane Castro com crianças do bairro do bairro da Liberdade – tiveram o privilégio de poder participar da palestra motivacional de Hortência, realizada na manhã desta quarta-feira (20) no São Luís Shopping. Para quem apenas havia visto a ex-jogadora da Seleção Brasileira pela televisão, estar pertinho dela era algo para guardar na memória.

“Os conselhos e a experiência que ela trouxe pra gente foram muito importantes. Foi incrível. É a primeira vez que eu a vejo pessoalmente e foi incrível”, revelou o jovem Gustavo Ferreira da Silva, atleta que concorre ao Troféu Mirante Esporte na modalidade voleibol.

Rainha do Basquete ministra palestra motivacional na 11ª edição do Troféu Mirante Esporte. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)
Rainha do Basquete ministra palestra motivacional na 11ª edição do Troféu Mirante Esporte. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

Mas que conselhos seriam estes tão incríveis? O principal deles é o de poder realizar sonhos: “o sonho nos diz aonde ir, o plano como fazê-lo”. E, o sonho de Hortência era o de ser a melhor, dar o seu melhor sempre para vencer dentro e fora das quadras. Ela explicou que ela teve duas opções: ser mais ou menos como a maioria das pessoas ou ser a melhor. Ela escolheu a segunda alternativa.

“A vida é feita de escolhas. Você tem que escolher o que você quer, o caminho que você quer seguir. Nunca escolhi a profissão por dinheiro. Se você for a melhor, o dinheiro vem atrás de você. Eu escolhi ser a melhor”, afirmou a ex-atleta da Seleção Brasileira de Basquete. Mas ser a melhor tinha seu preço. “Não existe conquistas sem sofrimento, sem dor”, disse.

Ex-atleta fala das dificuldades em realizar sonhos. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)
Ex-atleta fala das dificuldades em realizar sonhos. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

Em sua palestra, a rainha disse, ainda, que só se tornou uma estrela no basquete mundial porque era dedicada todos os dias. Treinar é fundamental para conseguir alcançar o sucesso. “Você joga o que você treina. Eu não apenas treinava, eu me preparava para o acerto”, explicou.

Agora, Hortência está ansiosa. Não ansiosa para entrar em quadra, mas para descobrir quais foram os melhores atletas do Maranhão em 2015. Ela participará da solenidade da 11ª edição do Troféu Mirante Esporte na noite desta quinta-feira (21) no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

“Estou muito feliz em estar aqui, gosto do projeto, de ter participado de uma palestra bacana e estou com uma expectativa muito grande para o prêmio de amanhã. Sei que este prêmio é muito importante para o Maranhão”, concluiu.

Hortência, um incentivo

Crianças do projeto Liberdade com Basquete posam ao lado de Hortência e Iziane. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)
Crianças do projeto Liberdade com Basquete posam ao lado de Hortência e Iziane. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

Com uma carreira vitoriosa que lhe rendeu um lugar no Hall da Fama, Hortência é um exemplo de que é possível alcançar seus objetivos. Para a jogadora do Sampaio Corrêa Basquete, Iziane Castro, a presença da “Rainha do Basquete” significa muito para as crianças que participam do “Liberdade com Basquete”.

“A Hortência determinou a jogadora que eu sou. As palavras dela vão ajudar muito na vida destas crianças. Assim como ela, eles podem vislumbrar um futuro melhor”, disse Iziane bastante emocionada.

Hortência se diverte durante palestra motivacional. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)
Hortência se diverte durante palestra motivacional. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

Companheira de Hortência no Mundial da Coreia do Sul de 1979, a ex-atleta e atualmente médica, Silvana Teixeira, disse que o esporte necessita de ídolos como a “Rainha do Basquete”. “Eu estou muito feliz com esta oportunidade da Hortência vim dar uma palestra porque ela é uma das histórias mais vitoriosas do Brasil. A minha alegria é tão grande porque isso mostra que o esporte é o maior meio de inclusão social. O esporte já é bom para a saúde, bom para você determinar o seu caráter e sua posição como pessoa e ser humano. A Hortência é um estímulo para as pessoas”, comentou.

Já o ex-técnico de basquete Paulo Roberto Tinoco Silva aproveitou a oportunidade para elogiar Hortência, com quem trabalhou na Seleção Brasileira. Em 1979, Tinoco – hoje com 62 anos – foi assistente técnico de Antônio Carlos Barbosa. Anos depois, o ícone do esporte maranhense fez uma bela homenagem à dupla Hortência/Paula.

“Conheci a Hortência em 1977. Foi a minha primeira convocação para a Seleção. Depois estive com ela na Seleção Brasileira de 79, no Mundial da Coreia do Sul. Ela, junto com Paula, o Brasil dificilmente terá outra geração igual porque duas das melhores cinco atletas do mundo pertenciam a uma mesma geração e de um mesmo país. Para você ter uma ideia, a minha primeira filha se chama Paula Hortência. Então não tenho mais nada para dizer”, explicou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.