Disputa

Sem medo, MA Basquete recebe Americana nesta segunda

Time maranhense está vindo de quatro vitórias consecutivas.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45

SÃO LUÍS - A segunda-feira (2) será dia de clássico na Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2014/15. Embalado nesta edição da LBF e vindo de quatro vitórias consecutivas, o Maranhão Basquete terá pela frente um adversário complicado. A partir das 20h, o time maranhense mede forças com o ADCF Unimed/Americana, vice-líder desta edição do torneio nacional e atual campeã da LBF, em jogo que vale muito para as duas equipes. A partida será realizada no Ginásio Castelinho, em São Luís, e os ingressos já estão à venda: R$ 5 (arquibancadas) e R$ 10 (cadeiras).A Rádio Esporte Web (www.radioesporteweb.com.br) transmite o duelo ao vivo.

O jogo desta segunda-feira é fundamental tanto para o Maranhão Basquete que precisa vencer para tentar terminar a fase classificatória na terceira colocação para ter vantagem nos playoffs, quanto para o ADCF Unimed/Americana, que ainda almeja terminar esta primeira fase da LBF na liderança geral.

 Maranhão Basquete e Americana se reencontram nesta segunda-feira. (Sanderson Barbarini /Foco no Esporte)
Maranhão Basquete e Americana se reencontram nesta segunda-feira. (Sanderson Barbarini /Foco no Esporte)

Apesar de a vitória ser o resultado que interessa ao MB, o time maranhense sabe que, para vencer, será preciso respeitar o adversário. O ADCF Unimed/Americana perdeu apenas uma única vez na temporada e vem de sete triunfos seguidos na LBF. Porém, é o Maranhão Basquete quem tem de se impor jogando em casa.

“As expectativas são as melhores. A gente quer fazer uma boa partida. Este jogo define muita coisa, define nossa posição na tabela. É crucial este jogo. A gente vinha trabalhando focado neste objetivo de fazer o nosso melhor para conseguirmos esta vitória. Temos que respeitar. São jogadoras que estão na posição que estão pela qualidade de cada jogadora. Não se pode subestimar o adversário, mas temos que fazer de tudo porque estamos na nossa casa. Temos que jogar bem e levar esta vitória”, declarou a técnica do MB, Lisdeivi Pompa.

A experiente pivô Êga compartilha do mesmo pensamento que sua técnica. A camisa 13 do Maranhão Basquete reconhece as dificuldades que é de enfrentar a vice-líder da LBF, mas reitera que o segredo para ter sucesso nesta segunda-feira é se concentrar no que o MB tem de fazer dentro de quadra.

No primeiro turno, o ADCF Unimed/Americana venceu o MB por 84 a 71. Naquela ocasião, o MB tinha pouco mais de um mês treinando e, mesmo assim, a equipe maranhense fez um bom jogo. De lá para cá, a evolução do MB consolidou o time entre as quatro melhores equipes do torneio.

“Nosso primeiro jogo lá contra elas já foi muito bom com apenas duas semanas de treino. Então, eu espero que o nosso time, com um pouco mais tempo de treinamento e com mais conjunto, vá melhor e consiga realmente desenvolver o que pode desenvolver. Temos que respeitar Americana porque é uma grande equipe e que vem crescendo no campeonato, mas temos que fazer o nosso melhor. Temos que tentar concentrar no nosso jogo para fazermos o melhor”, disse Êga.

E a pivô garante: medo de um rival tão forte como é o ADCF Unimed/Americana não existe. “Ter medo de jeito nenhum. Esta equipe a gente sabe a que veio e sabemos da capacidade de cada uma. Sempre respeitar independente de quem esteja do outro lado. E Americana, acima de tudo, que vem muito bem. Mas temos que pensar no nosso. Acreditar sempre no nosso time e ir para cima”.

Pés no chão

 Maranhão Basquete vem de quatro vitórias consecutivas na LBF. (Sanderson Barbarini /Foco no Esporte)
Maranhão Basquete vem de quatro vitórias consecutivas na LBF. (Sanderson Barbarini /Foco no Esporte)

O Maranhão Basquete chega para esta partida em seu melhor momento na temporada. Após oscilar no início da competição devido ao pouco tempo de preparação para a LBF, o time maranhense foi se acertando aos poucos dentro de quadra. Com atuações mais consistentes, o MB está em um excelente momento na competição e vem de quatro vitórias na sequência. A última vitória maranhense foi no sábado (28 de fevereiro), quando o MB não teve muitas dificuldades para superar o APAB/Barretos por 78 a 55, no Ginásio Castelinho.

No entanto, o bom momento na competição está sendo tratado com cautela. A técnica do MB, Lisdeivi Pompa, não se empolga com tantas vitórias consecutivas. A cubana garante que é hora de manter os “pés no chão”.

“Eu estou com os pés no chão. Minha equipe está com os pés no chão. Essas quatro vitórias não significam muita coisa. Ainda temos muita coisa pela frente. Temos três jogos ainda e que temos que ganhar para poder ficar em terceiro na tabela. Nosso objetivo ainda não foi cumprido. Nosso objetivo é ficar entre os três primeiros para poder ter uma boa definição nos playoffs”, explicou.

Apoio do torcedor

 Maranhão Basquete precisa vencer para chegar à terceira colocação na tabela. (Sanderson Barbarini /Foco no Esporte)
Maranhão Basquete precisa vencer para chegar à terceira colocação na tabela. (Sanderson Barbarini /Foco no Esporte)

Mas, independentemente de ter os pés no chão, Lisdeivi quer contar com apoio do torcedor maranhense ainda mais nesta segunda-feira. O famoso sexto jogador das partidas de basquete precisa ir ao Ginásio Castelinho para empurrar o Maranhão Basquete a mais uma vitória na LBF.

“Quero chamar de novo o torcedor e agradecer a torcida que veio ao ginásio. A torcida vai ser fundamental neste jogo gritando, incentivando, atrapalhando a outra equipe. Estou chamando a torcida para que compareça e prestigie o nosso time”, convocou Lisdeivi.

Para Êga, o torcedor que comparecer ao ginásio não irá se decepcionar com o time. A pivô lembra que esta equipe do Maranhão Basquete é aguerrida do início ao fim e conta com a energia positiva vinda das arquibancadas para conseguir se superar dentro de quadra.

“É uma equipe aguerrida. Acho que já teve times melhores aqui, mas nunca teve uma equipe tão aguerrida e que acredita que pode, que se supera, que estava perdendo o jogo inteiro em São José, mas que não deixou de acreditar. No final, buscamos o jogo e conseguimos ganhar na prorrogação. O time consegue no desespero se juntar e jogar uma pela outra. Acho que isso nós ganhamos durante o campeonato”, finalizou.

O time do MB é patrocinado por Gatorade por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com os apoios da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), do Hospital São Domingos, Água You Happy, My Place, Hotel Praia Mar, da Federação Maranhense de Basquete e da Araújo Transportes.

JOGOS DO MARANHÃO BASQUETE NO 1º TURNO

13/12/14 – Maranhão Basquete 66 x 58 Basquete Jaraguá

15/12/14 – APAB/Barretos 65 x 74 Maranhão Basquete

17/12/14 – ADCF Unimed/Americana 84 x 71 Maranhão Basquete

14/1/15 – Brasília/Basquetevizi 55 x 81 Maranhão Basquete

17/1/15 – Maranhão Basquete 60 x 59 Presidente Venceslau

19/1/15 – Maranhão Basquete 48 x 55 São José/Colinas Shopping

22/1/15 – Sport Recife 62 x 68 Maranhão Basquete

24/1/15 – Uninassau/América 93 x 53 Maranhão Basquete

26/1/15 – Maranhão Basquete 83 x 56 Basketball Santo André/Apaba

JOGOS DO MARANHÃO BASQUETE NO 2º TURNO

31/1/15 – Maranhão Basquete 76 x 70 Sport Recife

2/2/15 – Maranhão Basquete 61 x 93 Uninassau/América

6/2/15 – Maranhão Basquete 76 x 48 Brasília/Basquetevizi

23/2/15 – Presidente Venceslau 60 x 66 Maranhão Basquete

25/2/15 – São José/Colinas Shopping 74 x 77 Maranhão Basquete

28/2/15 – Maranhão Basquete 78 x 55 APAB/Barretos

2/3/15 – Maranhão Basquete x ADCF Unimed/Americana

14/3/15 – Basquete Jaraguá x Maranhão Basquete

16/3/15 – Basketball Santo André/Apaba x Maranhão Basquete

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.