JUBs

Delegação da UFMA já está em Fortaleza

25 atletas formam a comitiva em quatro modalidades: xadrez, natação, atletismo e judô.

Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 13h11

SÃO LUÍS - A delegação que vai representar a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2009 desembarcou, na tarde de ontem (19) em Fortaleza, sede da competição. A comitiva é formada por 25 atletas de quatro diferentes modalidades: xadrez, natação, atletismo e judô. Cinco pessoas integram a comissão técnica da equipe.

A natação será representada por oito competidores e chega credenciada como a melhor equipe dos últimos anos, já que conquistou 80% das medalhas dos Jogos Universitários Maranhenses (JUMs). Segundo o técnico da natação, Mário Norberto Júnior, a UFMA tem plenas condições de brigar por medalhas, mesmo a competição tendo atletas de nível olímpico principalmente do eixo sul-suldeste.

"Essa é a primeira vez que a Universidade dá um apoio em longo prazo. Os atletas estão treinando desde abril, e a reitoria nos deu todo o suporte de criar um compromisso e estimular os esportistas", completou o técnico.

Outro esporte que vai à Fortaleza em busca de muitas medalhas é o atletismo. A UFMA sagrou-se campeã geral do JUMs na modalidade e leva 12 atletas para a disputa dos Jogos nacionais. Para o assessor da reitoria, José Carlos, esse ano a Universidade vai com todo o apoio necessário para obter resultados significativos.

"Vamos em busca da primeira medalha de ouro para a UFMA nos esportes de auto-rendimento, competência para isso nossos atletas já mostraram que tem", enfatizou José Carlos. Outro esporte que leva um representante com chances de medalha é o xadrez.

No judô, a UFMA vai contar com a atleta Patrícia Sousa Araújo, que disputa a competição pela primeira vez, mas já carrega no currículo títulos de representatividade no cenário nacional, como os Jogos Escolares Brasileiros. Os atletas começam a competir nesta quinta-feira (20), na capital cearense.

Com informações da Ascom/UFMA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.