SALVADOR – Depois de iniciar as quartas de final da Copa do Nordeste com uma vitória por 3 a 0 em São Luís, o Sampaio Corrêa voltou a campo na noite desta quinta-feira (24), com a missão de segurar o forte ataque do Vitória, um dos quatro representantes do futebol nordestino na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, e suportar a pressão da torcida rubro-negra no Estádio Barradão. A Bolívia Querida sofreu até os últimos minutos, mas conseguiu um resultado histórico: com o empate por 0 a 0 em Salvador, o Sampaio Corrêa garantiu a inédita vaga nas semifinais do Nordestão.
Precisando de um triunfo por quatro ou mais gols de diferença, o Vitória pressionou o Sampaio Corrêa desde o começo do jogo, mas o time maranhense se segurou bem, com destaque para a atuação do goleiro Andrey: além de pegar um pênalti, cobrado por Neílton, o camisa 42 fez outras quatro defesas espetaculares e garantiu a classificação tricolor no Barradão.
Nas semifinais da Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa enfrentará o ABC, que se classificou após duas vitórias sobre o Santa Cruz (PE) nas quartas de final. Inicialmente, os duelos entre o Tricolor e o Alvinegro estão marcados para os dias 19 e 26 de junho, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve anunciar a tabela detalhada nos próximos dias. Vale lembrar que o ABC, por ter melhor campanha no Nordestão, fará a segunda partida em casa.
Antes de encarar o ABC, entretanto, o Sampaio Corrêa volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro Série B. Para consolidar a sua reação na Segundona, o Tricolor encara a Ponte Preta na noite desta segunda-feira (28), às 20h, no Estádio Castelão, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Eliminado, o Vitória volta a campo neste domingo (27), às 16h, contra o Botafogo, no Estádio Nílton Santos, pela sétima rodada do Brasileirão.
O jogo
Como precisava de uma goleada diante de seu torcedor para avançar às semifinais, o Vitória tomou a iniciativa no Barradão e esboçou uma pressão sobre o Sampaio Corrêa, que se defendia bem e levava perigo quando chegava ao ataque. Aos cinco minutos, Bruno Moura tentou o cruzamento para a grande área, a bola pegou efeito e quase surpreendeu o goleiro Ronaldo, que fez a defesa. Já aos 14, Bruninho olhou Ronaldo adiantado e tentou o gol por cobertura, mas o camisa 12 do Vitória segurou a tentativa tricolor.
Aos poucos, o Vitória assumiu o domínio da partida: com a marcação adiantada, o Leão quase abriu o placar aos 16 minutos, após trapalhada de Andrey, que recebeu passe e chutou a bola em cima de Neilton. O goleiro do Sampaio Corrêa voltaria a trabalhar aos 31 minutos, após André Lima receber cruzamento na grande área, ganhar a disputa contra a zaga tricolor e cabecear firme.
Como o Sampaio Corrêa encontrava dificuldades para avançar, o Vitória intensificou a pressão. Guilherme Costa, aos 34 minutos, quase abriu o placar em cobrança de falta, que passou perto do gol de Andrey. Aos 37, o Rubro-Negro teve uma grande chance após Fredson desviar uma finalização de Neilton com a mão dentro da área. A arbitragem marcou o pênalti, Neilton foi para a cobrança, mas Andrey, em noite inspirada, salvou a Bolívia Querida.
Pênalti para o Vitória. Na cobrança de Neílton, goleiro pegou. 🦁⚽⚫🔴 #VITxSAM #CopaDoNE #Decisão #RumoAoHexa pic.twitter.com/2AxYybXVmk
— EC Vitória (@ECVitoria) 24 de maio de 2018
Vitória insiste, mas Sampaio mantém empate no Barradão
Sem desanimar, o Vitória manteve a intensidade no campo de ataque durante o segundo tempo. Logo aos oito minutos, Nickson recebeu cruzamento de Rhayner, desviou de cabeça, e obrigou Andrey a salvar o Sampaio Corrêa. A resposta tricolor veio dois minutos depois, com Fernando Sobral, que chutou de longe, para grande defesa de Ronaldo.
Enquanto o Vitória tentava, sem sucesso, marcar um gol para colocar fogo no jogo, o Sampaio Corrêa assustava nos contragolpes. Aos 19 minutos, João Paulo apareceu livre na grande área, mas demorou a chutar, e a defesa do Vitória travou a finalização. No minuto seguinte, o Leão quase abriu o placar com Ramon, que aproveitou cobrança de escanteio, cabeceou e tirou tinta do gol do Sampaio.
Desesperado, o Vitória perdeu mais uma chance aos 29 minutos, novamente com Ramon, que recebeu cruzamento, cabeceou, e parou em uma defesa espetacular de Andrey. Vaiado pela torcida, o Leão não pressionou mais e quase foi surpreendido pelo Sampaio: Wellington Rato teve duas chances, aos 30 e 33 minutos, e Ronaldo trabalhou bem nesses lances. Os gols desperdiçados, entretanto, não fizeram falta ao Tricolor, que comemorou muito a inédita vaga nas semifinais da Copa do Nordeste.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA: Ronaldo; Lucas, Kanu, Ramon e Jeferson; Willian Farias (José Welison), Guilherme Costa (Denilson), Nickson e Rhayner; Neilton e André Lima (Luan). Técnico: Vágner Mancini
SAMPAIO CORRÊA: Andrey; Bruno Moura, Fredson, Maracás e Kaike; Willian Oliveira, Diego Silva (César Sampaio), Fernando Sobral, João Paulo (Wellington Rato) e Bruninho; Uilliam (Carlão). Técnico: Roberto Fonseca
Saiba Mais
- Moto Club empata com o Vitória no Castelão e está fora da Copa do Nordeste
- Moto Club x Vitória-BA: escalações, arbitragem e onde assistir
- Moto Club cede empate ao Altos e se complica na Copa do Nordeste
- Confira como foi a partida entre Altos e Moto Club na Mirante News FM
- Sampaio Corrêa é presa fácil e perde por 2 a 0 para o Confiança-SE pela Copa do Nordeste
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.