Automobilismo

Equipe maranhense é campeã do Brasileiro de Rally Cross Country

Competição começou na quinta-feira (12) e teve 838 km de roteiro.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
(Doni Castilho)

NATAL - Na primeira participação da Equipe Cadasso Racing no Brasileiro de Rally Cross Country, o Rally RN 1500, o piloto Fábio Cadasso e navegador João Afro superaram as adversidades dos quatro dias de prova e conquistaram o 1º lugar na categoria carros Production T2, e o 8º na classificação geral. Na categoria UTV Pro, piloto Ruan Lima e navegador Rafael Shimuk tiveram problemas com o UTV e não conseguiram completar a última etapa. Até então, a dupla ocupava o 15º lugar, nessa categoria que teve o maior número de inscritos, 37.

Uma prova completa e desafiadora. Assim foi a 20ª edição do Rally RN 1500, que abre o Brasileiro de Rally Cross Country. A competição apresentou uma diversidade de terrenos, com dunas, degraus de pedra, serras e trilhas fechadas. Os trechos cronometrados castigaram carros, motos, e UTVs. Muitas equipes não conseguiram fechar a prova. Os participantes ainda encontraram terrenos com erosões por conta das fortes chuvas que caíram nos últimos dias na região.

O piloto Fábio Cadasso, que tem 27 anos de trajetória em competições off-road, conta que o roteiro pesado exigiu bastante do piloto, navegação e o carro. "Chegamos a quebrar em duas etapas. Soltou para-choque, quebrou o amortecedor dianteiro e perdemos tempo. Mas assim como a equipe, esse carro é guerreiro. Já tem duas etapas dos Sertões e mais esse Brasileiro de Rally Cross Country. Mas no geral foi uma rica experiência. Feliz por estrear com vitória e em ter as parcerias do João Afro, um dos melhores navegadores do país, do Jr. Gordo, nosso mecânico, além da nossa união com Ruan e Rafael. Essa dupla ainda vai conquistar o pódio para o Maranhão. Pode apostar", destaca Fábio Cadasso.

Há três anos, Fábio Cadasso compete com equipe própria, a Cadasso Racing, na maior de prova off-road do país, o Rally dos Sertões. E nas quatro edições que participou, a equipe levou o Maranhão ao pódio. Na estreia do Brasileiro de Rally Cross Country, a Cadasso Racing competiu em duas categorias: carros Production T2, e na UTV Pro com o piloto Ruan Lima e navegador Rafael Shimuk.

"O rally acabou mais cedo para nós. Faltando 20km para o fim da 3ª etapa, em um salto, rachou o diferencial dianteiro do UTV. E não conseguimos trocar a peça. Foi minha segunda prova profissional de rally, e trocamos muita experiência com Fábio e João. Agradeço a todos, ao meu parceiro Rafael Shimuk e a todos que torceram pela nossa equipe. Vamos consertar o UTV e partir para o próximo desafio", disse o piloto Ruan Lima que se prepara para correr o Piauí Rally Camp, no início de maio.

A 20ª edição do Rally RN 1500 teve a supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A competição cortou o Rio Grande do Norte, passando pelas cidades de São Miguel do Gostoso, Assu, Currais Novos e Bom Jesus. Ao todo foram 838km, com 568km de especiais (trechos cronometrados).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.