Série B

Sampaio Corrêa sofre gol no fim, perde para o Bahia e está rebaixado

Com a derrota em Salvador, a Bolívia Querida confirmou a queda para a Série C em 2017.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
O Bahia venceu na Arena Fonte Nova e ganhou força na briga pelo acesso, enquanto o Sampaio Corrêa confirmou a queda para a Série C.
O Bahia venceu na Arena Fonte Nova e ganhou força na briga pelo acesso, enquanto o Sampaio Corrêa confirmou a queda para a Série C. (Felipe Oliveira / EC Bahia)

SALVADOR - O Sampaio Corrêa escreveu, na noite desta terça-feira (8), uma das páginas mais tristes em seus 93 anos de história e tradição no futebol brasileiro. Dono de uma das piores campanhas do Campeonato Brasileiro Série B desde a primeira rodada, a Bolívia Querida não conseguiu reagir e confirmou o rebaixamento para a Terceira Divisão com uma derrota por 1 a 0 para o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Leia mais

Assista ao gol da vitória do Bahia sobre o Sampaio Corrêa

Confira como foi a transmissão minuto a minuto de Bahia 1 x 0 Sampaio

Veja a classificação atualizada da Série B

Pressionado pelo Bahia desde os primeiros minutos, o Sampaio Corrêa conseguiu se defender bem durante boa parte da partida, mas desperdiçou algumas oportunidades de gol nos contra-ataques e sofreu o castigo aos 46 minutos do segundo tempo: após passe de Tiago, o atacante Hernane “Brocador” ficou cara a cara com Rodrigo Ramos, fez o gol da vitória baiana e decretou a queda do time maranhense.

A vitória dramática na Arena Fonte Nova colocou o Bahia na vice-liderança do Campeonato Brasileiro Série B, com 59 pontos, oito a menos que o líder Atlético Goianiense. Já o Sampaio Corrêa, com apenas 27 pontos em 35 jogos, não tem mais chances de alcançar o Oeste, equipe de pior campanha fora da zona de rebaixamento, que empatou com o Avaí em Barueri e abriu 10 pontos de diferença para a equipe maranhense.

Antes de voltar para a Série C, o Sampaio Corrêa terá três rodadas para se despedir da Segundona. O próximo compromisso do Bolivão será neste sábado (12), às 16h30 (horário de São Luís), contra o Londrina, no Estádio Castelão, com transmissão minuto a minuto e cobertura completa do Imirante Esporte. O Bahia, por sua vez, tentará encaminhar o acesso diante do Luverdense, também neste sábado, às 18h30, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde.

O jogo

Empurrado por mais de 30 mil torcedores na Arena Fonte Nova, o Bahia precisou de apenas três minutos para criar a primeira grande oportunidade de gol contra o Sampaio Corrêa: após cruzamento de Eduardo, Victor Rangel desviou de cabeça, e a bola passou perto do canto esquerdo de Rodrigo Ramos. A equipe baiana teve outra chance aos 11 minutos, com o zagueiro Tiago, que aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou firme, para fora. O Sampaio só responderia aos 14 minutos, em finalização de longa distância de Guilherme Lucena, que passou muito perto da trave direita de Muriel.

Em situação tranquila no jogo e diante de um Sampaio Corrêa recuado, o Bahia intensificou as jogadas no ataque. Jackson, aos 23 minutos, aproveitou uma saída errada de Rodrigo Ramos em cobrança de escanteio e desviou de cabeça, para fora. O “Paredão” deu outro susto na torcida do Sampaio aos 28 minutos, ao chutar a bola em cima de Hernane, que quase fez o primeiro gol do Bahia.

Na reta final do primeiro tempo, o Sampaio Corrêa finalmente conseguiu trocar passes no campo de ataque e segurar o Bahia em seu campo de defesa, mas as finalizações da Bolívia Querida eram sempre travadas pelos defensores baianos. O Bahia só voltaria a assustar nos acréscimos: aos 47, Juninho chutou de longe e parou nas mãos de Rodrigo Ramos, enquanto Victor Rangel, no minuto seguinte, recebeu passe de Hernane e chutou para fora.

Bahia pressiona e consegue vitória dramática

Ao contrário do primeiro tempo, o Sampaio Corrêa não deixou o Bahia pressionar de qualquer maneira e quase surpreendeu os donos da casa logo no primeiro minuto: após grande jogada individual, Gustavo Marmentini fez o passe em profundidade para Thiago Santos, que não conseguiu o desvio para as redes. Nervoso, o Bahia só voltou a finalizar aos 16 minutos, com Edigar Junio, que parou nas mãos de Rodrigo Ramos.

Sentindo que o Sampaio Corrêa equilibrou o jogo, o técnico Guto Ferreira apostou na entrada do atacante maranhense Misael no Bahia, substituindo Victor Rangel. Logo em seu primeiro lance na partida, aos 22 minutos, Misael conseguiu um desvio de letra, após cruzamento de Eduardo, e obrigou Rodrigo Ramos a operar um milagre na Arena Fonte Nova.

Com a torcida a mil por hora nas arquibancadas, o Bahia desperdiçava chances: aos 24 minutos, Tiago conseguiu desvio de cabeça em cobrança de falta, Hernane tentou a conclusão para as redes, mas não conseguiu tocar na bola. Aos 27, o “Brocador” subiu sozinho após cruzamento de Eduardo e cabeceou para fora, para irritação da torcida baiana. O Sampaio respondeu no minuto seguinte: após passar pela marcação de Eduardo, Henrique passou a bola para Thiago Santos, que bateu por cima do gol de Muriel.

Nos minutos finais de partida, pressionado pela torcida, o Bahia se lançou todo ao ataque, enquanto o Sampaio Corrêa continuava com a estratégia de se defender e esperar um erro da defesa adversária para puxar um contragolpe. Quando o empate parecia definido na Arena Fonte Nova, o Bahia foi premiado pela insistência: aos 46 minutos, Tiago recebeu passe de Renê Júnior e deixou Hernane na cara do gol, para desviar a bola por cima de Rodrigo Ramos, garantir a festa baiana e confirmar a queda do Sampaio.

FICHA TÉCNICA

BAHIA: Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e João Paulo; Renê Junior, Juninho (Luiz Antonio) e Renato Cajá (Allano); Edigar Junio, Victor Rangel (Misael) e Hernane. T: Guto Ferreira

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Wagner, Mimica (Héverton) e Luiz Otávio; Guilherme Lucena, Diego Lorenzi (Copetti), Eder Sciola, Gustavo Marmentini e Esquerdinha; Edgar (Henrique) e Thiago Santos. T: Flávio Araújo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.