Série B

Fora de casa, Sampaio arranca empate contra o Brasil de Pelotas

Com 22 pontos, a Bolívia Querida continua lutando contra o rebaixamento na Série B.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Brasil de Pelotas e Sampaio Corrêa empataram no Bento Freitas.
Brasil de Pelotas e Sampaio Corrêa empataram no Bento Freitas. (Carlos Insaurriaga / GE Brasil)

PELOTAS - De um lado, o Brasil de Pelotas, candidato ao acesso no Campeonato Brasileiro Série B, jogando em seu Bento Freitas, precisando vencer para chegar ao G4 da competição nacional. Do outro, o Sampaio Corrêa, último colocado, com apenas uma vitória como visitante na Segundona e precisando de pontos para escapar do rebaixamento. Quem olhasse de fora, imaginaria um amplo favoritismo para o Xavante, mas a equipe maranhense, mesmo em situação delicada, surpreendeu e deixou Pelotas com motivos para otimismo: em partida disputada na noite desta terça-feira (4), pela 29ª rodada, a Bolívia Querida ficou no empate por 1 a 1 contra o Brasil, mas a boa exibição e o ponto fora de casa dão uma ponta de esperança a um time considerado rebaixado por muitos.

Disposto a jogar de igual para igual com o Brasil de Pelotas desde o começo, o Sampaio Corrêa não demorou a abrir o placar: logo aos dois minutos, Lucas Sotero chutou da entrada da área e acertou o ângulo de Eduardo Martini. Seis minutos depois, o Xavante conseguiu o empate com Ramon, que recebeu passe em profundidade e chutou na saída de Rodrigo Ramos. Depois disso, o jogo ficou equilibrado, mas o Sampaio Corrêa teve oportunidades de gol nas duas etapas e segurou as ações ofensivas do Brasil.

Com o empate diante de sua torcida, o Brasil de Pelotas chegou aos 45 pontos, mas caiu para a sexta colocação e está a três pontos do G4. O Sampaio Corrêa permanece na última colocação, com 22, mas conseguiu uma pequena vitória: com a derrota do Oeste para o Vila Nova, o Bolivão está a nove pontos de distância da equipe de Itápolis, que tem a pior campanha entre os clubes que estão fora da zona de rebaixamento.

Uma boa atuação e um empate fora de casa costumam ser motivos de comemoração para vários times que disputam o Campeonato Brasileiro Série B, mas a situação do Sampaio Corrêa na competição nacional não permite tantos sorrisos. Afinal de contas, mesmo com o empate por 1 a 1 diante do Brasil de Pelotas, em partida disputada na noite desta terça-feira

O jogo

Mesmo enfrentando um candidato ao acesso, em um verdadeiro caldeirão, o Sampaio Corrêa não se intimidou e rapidamente mostrou o seu cartão de visitas ao Brasil de Pelotas. Lucas Sotero, aos dois minutos, recebeu passe na entrada da grande área e chutou forte, no ângulo direito de Eduardo Martini. Surpreendido pela iniciativa do time maranhense, o Brasil começou a trocar passes no meio-campo e não demorou a responder: aos oito minutos, após lançamento em profundidade, Ramon ganhou de Héverton na corrida e chutou rasteiro, sem chances para Rodrigo Ramos.

Depois de um início de jogo de tirar o fôlego, Brasil de Pelotas e Sampaio Corrêa diminuíram o ritmo no decorrer do primeiro tempo e criaram poucas oportunidades de gol. O Xavante tentou a virada aos 20 minutos, com Elias, que aproveitou cruzamento de Brock e quase surpreendeu Rodrigo Ramos, mas quem teve a melhor oportunidade de marcar o segundo gol foi o Sampaio: aos 28, Gustavo Marmentini fez um cruzamento na medida para Thiago Santos, que cabeceou firme, para grande defesa de Eduardo Martini. Na sobra, o camisa 9 do Sampaio, mesmo sem ângulo, acertou a trave da equipe gaúcha.

Nada de gols na etapa final

Disposto a repetir o feito do primeiro tempo, o Sampaio Corrêa foi ao ataque no início da etapa final e quase anotou o segundo gol logo aos dois minutos, mas o chute de Hiltinho foi para fora. O Brasil, por sua vez, criou uma grande oportunidade aos quatro: após cruzamento de Weldinho, Ramon tentou o desvio e a bola passou pela pequena área. Depois disso, o Brasil passou a apostar em cruzamentos sem muito sucesso, enquanto o Sampaio tocava a bola no meio-campo.

Como o Brasil de Pelotas não conseguia pressionar, o Sampaio Corrêa se lançou ao ataque e criou mais oportunidades. Diogo Orlando, aos 23 minutos, chutou de longe e quase surpreendeu Eduardo Martini. Gustavo Marmentini, aos 41, teve uma grande chance em cobrança de falta, mas o goleiro do Xavante, bem posicionado, fez boa defesa e garantiu o empate em Pelotas.

FICHA TÉCNICA

BRASIL DE PELOTAS: Eduardo Martini; Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo e Brock; Leandro Leite, Washington e Diogo Oliveira (Clebson); Ramon (Jonatas Belusso), Elias (Gustavo Papa) e Felipe Garcia. T: Rogério Zimmermann

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Eder Sciola, Wagner, Luiz Otávio e Héverton; Diogo Orlando, Diego Lorenzi, Hiltinho (Henrique), Gustavo Marmentini e Lucas Sotero (Tássio); Thiago Santos (Felipe Paulista). T: Flávio Araújo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.