Série B

Paraná vence, encerra jejum e complica situação do Sampaio Corrêa

Prejudicado pela arbitragem em Curitiba, o Bolivão continua na lanterna da Série B.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Festa do Paraná, desolação do Sampaio: o time maranhense segue na última posição da Série B.
Festa do Paraná, desolação do Sampaio: o time maranhense segue na última posição da Série B. (Divulgação / Paraná Clube)

CURITIBA - A cada dia e a cada rodada, a situação do Sampaio Corrêa no Campeonato Brasileiro Série B ganha contornos mais dramáticos. Em partida válida pela 22ª rodada da Segundona e disputada na noite desta terça-feira (30), no Estádio Durival Britto, em Curitiba, a Bolívia Querida cometeu vários erros no ataque, foi prejudicado pela arbitragem e perdeu para o Paraná, que também briga contra o rebaixamento na competição nacional, por 1 a 0.

Em boa parte do confronto, o Sampaio Corrêa controlou as ações ofensivas do Paraná e até conseguiu balançar as redes, com Elias e Enercino, mas o árbitro mineiro Cleisson Veloso anulou os dois gols: no primeiro lance, foi marcado um impedimento de Pimentinha, que estava em posição legal, enquanto o segundo gol não foi validado por um suposto toque de mão. Com um a menos nos minutos finais, por causa da expulsão de Luiz Otávio, o Sampaio não conseguiu segurar Lúcio Flávio, que fez boa jogada individual aos 45 minutos e decretou a vitória do Paraná.

A vitória em casa foi importantíssima para o Paraná, que chegou aos 29 pontos, subiu para a 13ª colocação da Série B e abriu sete pontos de vantagem para o Tupi, equipe de melhor campanha na zona de rebaixamento. O Sampaio Corrêa, por sua vez, continua esperando por um milagre: com apenas 14 pontos, o Tubarão é o lanterna da Série B e está a 12 pontos do Goiás, que está na 16ª posição e tem um jogo a menos.

Depois de jogar contra o Sampaio Corrêa em casa, o Paraná enfrentará o Oeste neste sábado (3), às 16h, no Estádio José Liberatti, em Osasco. Também neste sábado, mas às 21h, o Sampaio Corrêa recebe o Náutico no Estádio Castelão, em partida que terá transmissão minuto a minuto e cobertura completa do Imirante Esporte.

O jogo

Mesmo jogando em casa e pressionado pela série de sete jogos sem vencer, o Paraná não teve um bom início de jogo contra o Sampaio Corrêa. Bem posicionado no campo de defesa, o Bolivão forçou vários erros de passe dos donos da casa, mas não conseguiu boas finalizações nos primeiros minutos de partida. Principal esperança do Sampaio, Pimentinha encontrou dificuldades para passar da marcação de Henrique Gelain, lateral do Paraná.

Quando parecia ter encontrado uma boa marcação, o Sampaio Corrêa começou a ser pressionado pelo Paraná: aos 21 minutos, Robson recebeu a bola no lado esquerdo do ataque, se aproximou da grande área e arriscou um chute forte, que levou perigo ao gol de Rodrigo Ramos. Já aos 29 minutos, o “Paredão Tricolor” fez uma grande defesa em finalização de Fernando Karanga, que recebeu cruzamento de Diego Tavares e estava livre na pequena área.

Depois dessas duas tentativas do Paraná, o Sampaio Corrêa acordou para o jogo e criou as suas chances, assustando os donos da casa. Elias, aos 31 minutos, recebeu a bola na entrada da área e tentou o chute forte, que passou perto da trave esquerda do Paraná. Aos 37, Pimentinha avançou pela direita e fez um levantamento na medida para Enercino, que conseguiu a cabeçada, mas para fora. Já aos 42, Rayllan também tentou de longa distância, sem sucesso.

Após gols anulados, Sampaio é derrotado nos últimos minutos

Precisando desesperadamente da vitória, Paraná e Sampaio Corrêa voltaram com tudo para a etapa final. Aos oito minutos, Diego Tavares chutou de fora da área e obrigou Rodrigo Ramos a fazer uma grande defesa para salvar o Sampaio Corrêa, que responderia aos 11 minutos, com o gol de Elias, mas a arbitragem marcou erradamente o impedimento de Pimentinha, que deu a assistência para o camisa 9.

Aos 17 minutos, a arbitragem voltou a anular um gol, desta vez do Paraná: Fernando Karanga recebeu passe de Diego Tavares e desviou para as redes. O Sampaio Corrêa respondeu aos 25 minutos, com o zagueiro Héverton, que aproveitou erro da defesa adversária e arriscou de muito longe, tirando tinta da trave direita de Marcos.

O Sampaio Corrêa voltaria a reclamar da arbitragem aos 34 minutos: após defesa de Marcos em cruzamento de Eder Sciola, Enercino dividiu com o goleiro do Paraná e fez o gol, mas a arbitragem marcou toque de mão do meia do Sampaio. Com um jogador a menos, já que o zagueiro Luiz Otávio foi expulso por falta dura em Diego Tavares, o time maranhense tentou segurar o empate sem gols, mas Lúcio Flávio, aos 45 minutos, passou por dois defensores e marcou um belo gol, que complicou de vez a situação do Sampaio na Segundona.

FICHA TÉCNICA

PARANÁ: Marcos; Diego Tavares, Alisson, João Paulo e Henrique Gelain; Leandro Silva, Claudevan (Lucas Otávio), Cristian (Nadson) e Guilherme Queiroz (Lúcio Flávio); Robson e Fernando Karanga. T: Marcelo Martelotte

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Eder Sciola, Wagner, Luiz Otávio e Héverton; Diogo Orlando, Tássio (Diego Lorenzi), Enercino e Rayllan; Pimentinha e Elias (Jean Carlos). T: Flávio Araújo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.