Copa do Nordeste

Sampaio empata com o Ceará e mantém liderança do grupo E

Com sete pontos em três jogos, o Tricolor continua invicto na competição regional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
O Sampaio sofreu com a pressão do Ceará, mas segurou o empate e a liderança do grupo na Copa do Nordeste. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
O Sampaio sofreu com a pressão do Ceará, mas segurou o empate e a liderança do grupo na Copa do Nordeste. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

SÃO LUÍS - Líder do Grupo E da Copa do Nordeste, com duas vitórias nas duas primeiras rodadas, o Sampaio Corrêa teve um grande teste na noite desta quarta-feira (24): enfrentar o Ceará, atual campeão do Nordestão, equipe que disputa a Série B e que vinha de uma goleada sobre o Flamengo (PI) na rodada anterior. A Bolívia Querida até começou bem, precisando de pouco tempo para abrir o placar no Estádio Castelão, mas o Alvinegro Cearense reagiu e buscou o empate por 1 a 1, para frustração da torcida tricolor.

Leia mais

Chamusca lamenta atuação do Sampaio, mas valoriza empate

Em "maratona", jogadores do Sampaio reclamam de cansaço

Galeria: confira as fotos da partida entre Sampaio Corrêa e Ceará

Destaque do Sampaio Corrêa neste início de temporada, o atacante Edgar abriu o placar aos dois minutos de jogo, em cobrança de pênalti, depois que Daniel Barros foi derrubado por Everson na grande área. Com uma formação ofensiva, o Ceará só conseguiu o empate aos 18 minutos do segundo tempo: o maranhense Rafael Costa, que começou no banco de reservas, aproveitou cobrança de escanteio e deixou tudo igual no Castelão.

Com o empate em casa, o Sampaio Corrêa perdeu os 100% de aproveitamento na Copa do Nordeste, mas não perdeu a liderança do grupo: com sete pontos, o Bolivão segue na frente do Ceará, que chegou aos quatro pontos e segue na vice-liderança. O Vitória da Conquista, com três pontos, pode ultrapassar o Alvinegro nesta quinta-feira (25), quando enfrenta o Flamengo (PI).

O Sampaio Corrêa volta a campo neste domingo (28), para o primeiro jogo das semifinais do primeiro turno do Campeonato Maranhense, diante do Maranhão Atlético. A partida será disputada às 16h, no Estádio Castelão. O Ceará, por sua vez, enfrenta o Guarany de Sobral na tarde deste sábado (27), pelo Campeonato Cearense, no Estádio Presidente Vargas. Na Copa do Nordeste, Sampaio e Ceará voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (2), às 19h15, em Fortaleza.

O jogo

A partida entre Sampaio Corrêa e Ceará prometia ser equilibrada desde os primeiros minutos, mas o Tricolor, em poucos segundos, mostrou que não estava disposto a facilitar a vida do Alvinegro Cearense: no primeiro ataque do Sampaio, Daniel Barros foi derrubado pelo goleiro Everson na grande área e Edgar, em cobrança de pênalti, fez o primeiro gol da equipe maranhense. Perdido com o início dos donos da casa, o Ceará criou sua primeira oportunidade aos oito minutos, mas o chute de Baraka foi espalmado por Ruan.

Edgar, de pênalti, abriu o placar no Castelão. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
Edgar, de pênalti, abriu o placar no Castelão. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Utilizando uma formação com três atacantes, o Ceará se recompôs aos poucos: com maior posse de bola, o Vozão passou a pressionar o Sampaio Corrêa, que tentava aproveitar os erros da defesa cearense para criar novas oportunidades de gol. As principais jogadas da equipe cearense passavam pelos pés de Emanuel Biancucchi e Siloé, mas o Tricolor se segurou, com destaque para o goleiro Ruan, que defendeu, aos 24 minutos, a finalização de Fernandinho.

Na reta final do primeiro tempo, a pressão do Ceará foi intensificada: aos 37 minutos, Tiago Cametá arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga do Sampaio e assustou o goleiro Ruan. Depois da cobrança de escanteio, Alex Amado aproveitou a sobra e bateu forte, mas para fora. Sem conseguir criar chances no ataque, o Sampaio sofreu uma baixa importante nos minutos finais: machucado, Ruan deu lugar a Jean.

O Ceará não facilitou a vida do Sampaio Corrêa e criou boas oportunidades. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
O Ceará não facilitou a vida do Sampaio Corrêa e criou boas oportunidades. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Ceará busca o empate e Sampaio ouve protestos

Insatisfeito com a produção do ataque do Sampaio Corrêa no primeiro tempo, o técnico Marcelo Chamusca promoveu a entrada de Pimentinha no intervalo, mas o Tricolor seguia com dificuldades para sair jogando, diante da forte marcação do Ceará. Edgar, aos 12 minutos, conseguiu furar o bloqueio e acertar um belo chute, mas Everson fez grande defesa e evitou o segundo gol do time maranhense.

Depois de várias tentativas no primeiro tempo, o Ceará só passou pela marcação do Sampaio Corrêa aos 18 minutos da etapa final: após cobrança de escanteio de Tiago Cametá, Rafael Costa subiu mais que a defesa tricolor e desviou de cabeça, sem chances para Jean. O Sampaio tentou a reação aos 26 minutos, com Guilherme, que chutou de fora da área e obrigou Everson a espalmar de qualquer jeito.

No segundo tempo, o Ceará aproveitou o cansaço do Sampaio e conseguiu o empate. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
No segundo tempo, o Ceará aproveitou o cansaço do Sampaio e conseguiu o empate. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Com o empate, a torcida do Sampaio Corrêa mostrou a sua insatisfação com a equipe e começou a protestar no Castelão. O volante Walfrido, um dos principais alvos, foi substituído por Arlindo Maracanã. Alheio a isso tudo, o Ceará desperdiçou boas chances para virar o placar: Rafael Costa, aos 30 minutos, recebeu cruzamento na grande área e cabeceou para fora, enquanto Serginho, aos 41, arriscou de longe e acertou a trave de Jean.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Ruan (Jean); Auremir, Genilson, Alex Baiano e Guilherme; Levi, Walfrido (Arlindo Maracanã), Diego Valderrama, Daniel Barros e Fernando Santos (Pimentinha); Edgar. T: Marcelo Chamusca

CEARÁ: Everson; Tiago Cametá, Carlão, Charles e Fernandinho; Baraka, João Marcos e Emanuel Biancucchi (Ricardo Conceição); Siloé (Serginho), Alex Amado (Rafael Costa) e Bill. T: Lisca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.