Série B

Apagado, Sampaio Corrêa é goleado pelo Botafogo no Engenhão

O Tricolor desperdiçou boas chances e sofreu sua pior derrota na Segundona.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
Luis Henrique comemora e Moisés lamenta: com grande atuação do atacante de 17 anos, o Botafogo goleou o Sampaio Corrêa. (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Luis Henrique comemora e Moisés lamenta: com grande atuação do atacante de 17 anos, o Botafogo goleou o Sampaio Corrêa. (Foto: Vitor Silva / SSPress)

RIO DE JANEIRO – Em um dos jogos mais aguardados da temporada, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa vivia a expectativa de conquistar uma importante vitória fora de casa, no Estádio Nílton Santos, se recuperar na tabela da Segundona e fazer história diante do Botafogo. De fato, a noite desta sexta-feira (3) teve um resultado histórico para o Tricolor, mas de maneira negativa: mesmo com uma boa atuação nos primeiros 30 minutos de jogo, a Bolívia Querida não conseguiu manter o ritmo e foi massacrado pelo Glorioso, que venceu por 5 a 0 e recuperou a liderança da competição nacional.

Com apenas 17 anos e fazendo a sua estreia no profissional, o atacante Luis Henrique precisou de apenas seis minutos para justificar a aposta do técnico Renê Simões e balançar as redes no Engenhão, aproveitando cruzamento de Rodrigo Pimpão. Aos 37 minutos, a jovem promessa do Glorioso anotou o seu segundo gol, após grande jogada de Tomas. Ainda no primeiro tempo, Rodrigo Pimpão cobrou pênalti e ampliou a vantagem. Na etapa final, Rodrigo Pimpão fez o quarto gol e Thiago Carleto, também de pênalti, definiu o passeio alvinegro no Engenhão.

Depois de duas partidas sem vitória, o Botafogo se recuperou na Série B, chegou aos 22 pontos e recuperou a primeira posição, que era ocupada pelo Paysandu. O Sampaio Corrêa, que chegou ao terceiro tropeço seguido, permanece com 15 pontos e na oitava colocação, mas deve cair algumas posições no final da rodada.

As duas equipes voltam a jogar na terça-feira (7), quando será realizada a 11ª rodada da Série B. Após dois confrontos como visitante, o Sampaio Corrêa volta aos braços de sua torcida, no Estádio Castelão, onde receberá o Luverdense, em partida que terá início às 19h30 e terá transmissão minuto a minuto do Imirante Esporte. Pouco depois, às 21h50, o Botafogo enfrenta o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza.

O jogo

Motivado, o Sampaio Corrêa não se intimidou com o Engenhão e com o favoritismo do Botafogo: com marcação forte no meio-campo, o Tricolor foi o responsável pelas primeiras finalizações do jogo, com Willian Simões e Pimentinha. Porém, os donos da casa precisaram de apenas uma oportunidade para abrir o placar, com a joia Luis Henrique, que aproveitou cruzamento de Rodrigo Pimpão, viu o goleiro Rodrigo adiantado e cabeceou para as redes, aos seis minutos. Apesar da resposta na saída de bola, com Douglas chutando por cima após cruzamento de Pimentinha, foi o Botafogo que teve a chance de marcar novamente: em contragolpe aos nove minutos, Rodrigo Pimpão bateu forte, tirando tinta da trave esquerda de Rodrigo.

Com mais posse de bola, um meio de campo atento e espaço no campo de defesa do Botafogo, o Sampaio Corrêa teve boas oportunidades de empate, principalmente em chutes da entrada da área. Nadson, aos 23 minutos, arriscou de longe, mas a bola desviou na defesa adversária. Pouco depois, Douglas teve duas tentativas, mas esbarrou em Jefferson, que fez defesas tranquilas.

Pimentinha conseguiu boas jogadas no primeiro tempo, mas caiu de produção junto com o time. (Foto: Vitor Silva /SSPress)
Pimentinha conseguiu boas jogadas no primeiro tempo, mas caiu de produção junto com o time. (Foto: Vitor Silva /SSPress)

Depois de esboçar uma pressão, o Sampaio demonstrou cansaço, mas ainda teve a grande chance de empatar a partida: aos 35 minutos, a zaga do Botafogo se atrapalhou e a bola sobrou para Douglas, livre na grande área, mas o atacante chutou para fora. Dois minutos depois, o castigo: após jogada de Tomas, Luis Henrique marcou o seu segundo gol na partida. Aos 44 minutos, Luiz Otávio desviou um cruzamento com a mão, na grande área e a arbitragem marcou pênalti, que foi bem cobrado por Rodrigo Pimpão.

Botafogo confirma goleada

Com grande desvantagem no placar, o técnico Léo Condé apostou na entrada de Alex Maranhão no intervalo e o meio-campista quase descontou para o Sampaio, aos três minutos, em finalização de fora da área. O Botafogo, com a vitória encaminhada, manteve a estratégia do primeiro tempo, se fechando na defesa e esperando a chance de ampliar o triunfo, mas não conseguiu criar boas chances nos primeiros 15 minutos.

Willian Simões cometeu pênalti em Lulinha no segundo tempo, enquanto Rodrigo Pimpão marcou dois gols. (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Willian Simões cometeu pênalti em Lulinha no segundo tempo, enquanto Rodrigo Pimpão marcou dois gols. (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Na base mais do desespero do que da organização, o Sampaio foi ao ataque e abriu os espaços que o Botafogo procurava. Aos 26 minutos, Luis Henrique recebeu cruzamento e chutou, para defesa de Rodrigo, mas a bola sobrou limpa para Rodrigo Pimpão, que driblou o camisa 1 e desviou para as redes. Cinco minutos depois, o Glorioso anotou mais um: após pênalti de Willian Simões em Lulinha, Carleto foi para a cobrança e não titubeou. Depois disso, o Botafogo apenas ouviu os gritos de ‘olé’ da torcida e o Sampaio esperou o tempo passar, ao mesmo tempo em que lamentava uma goleada que não estava nos planos.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO: Jefferson; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Tomas e Daniel Carvalho (Elvis); Rodrigo Pimpão (Lulinha) e Luís Henrique (Camacho). T: Renê Simões

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo; Daniel Damião, Luiz Otávio, Edvânio e Willian Simões; Moisés, Diones, Nadson (Raí) e Válber (Alex Maranhão); Pimentinha (Vanger) e Douglas. T: Léo Condé

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.