Copa do Nordeste

STJD pune Sampaio Corrêa por escalação irregular

Pela escalação do volante Curuca, o Bolivão perdeu seis pontos.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(De Jesus / O Estado)

RIO DE JANEIRO – A participação do Sampaio Corrêa em sua primeira Copa do Nordeste sofreu um duro baque na tarde desta quarta-feira (25). Em julgamento, os auditores da Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniram a Bolívia Querida com a perda de seis pontos e uma multa de R$ 2 mil, pela escalação irregular do volante Curuca na vitória por 3 a 2 sobre o Sport, na rodada de abertura do Nordestão. O time maranhense poderá recorrer da decisão.

Quando defendia o Moto Club, em 2014, Curuca foi expulso no segundo jogo das quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D, diante do Tombense, após trocar agressões com o meia Joílson. Denunciado, o volante foi punido com um jogo de suspensão, em julgamento realizado no dia 11 de novembro. Como o Papão foi eliminado pela equipe mineira, Curuca teria que cumprir a punição imposta pelo STJD na próxima competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No julgamento, o Sampaio Corrêa tentou se defender alegando que a punição deveria ser cumprida na mesma competição em que Curuca foi expulso, e não em uma competição seguinte. Ou seja: de acordo com o Bolivão, o volante teria que cumprir suspensão na estreia do Campeonato Brasileiro Série B. Porém, o argumento do time maranhense não convenceu os auditores do STJD, que diferenciaram a suspensão automática de uma punição pendente do Tribunal.

No fim das contas, o Sampaio foi ‘goleado’ no Tribunal, recebendo cinco votos a favor da punição: o relator Luis Felipe Procópio, o presidente Fabrício Dazzi e os auditores Francisco Pessanha, Ivaney Cayres e Gustavo Teixeira.

Situação do Sampaio no Nordestão

Antes da punição, o Sampaio Corrêa liderava o grupo B da Copa do Nordeste, com cinco pontos conquistados em três partidas disputadas. Com -1 ponto, o time maranhense caiu para a última posição da chave, com cinco pontos a menos do que o novo líder Sport. Coruripe (3 pontos) e Socorrense (2 pontos) também estão em situação mais favorável na chave.

Para garantir a classificação, o Sampaio Corrêa terá que vencer os seus três jogos e contar com uma combinação de resultados: o Sport, líder, não poderá anotar mais que quatro pontos no segundo turno da fase de grupos. A próxima partida do Bolivão na Copa do Nordeste será contra o Coruripe, na próxima quarta-feira (4), no Estádio Gérson Amaral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.