Copa do Mundo

'Essa tem que ser a Copa do Neymar', afirma Belletti

O pentacampeão mundial esteve no Tour da Taça da Copa, em São Luís.

Gustavo Arruda e Paulo de Tarso Jr / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
 De volta a São Luís após 13 anos, o ex-lateral Belletti foi o responsável por erguer a Taça da Copa em São Luís. (Foto: Paulo de Tarso Jr / Imirante)
De volta a São Luís após 13 anos, o ex-lateral Belletti foi o responsável por erguer a Taça da Copa em São Luís. (Foto: Paulo de Tarso Jr / Imirante)

SÃO LUÍS – Convidado especial para o Tour da Taça da Copa do Mundo em São Luís, na manhã desta terça-feira (13), o ex-jogador Belletti foi um dos homenageados pela organização do evento. Campeão mundial em 2002, como reserva imediato de Cafu na lateral direita, Belletti foi o único autorizado a tocar o troféu, já que apenas atletas que já conquistaram a Copa e chefes de Estado podem manuseá-la. Além de representar os campeões mundiais, o ex-lateral também deixou sua opinião a respeito de diversos assuntos relacionados ao Mundial deste ano, que será realizado no Brasil.

Logo de cara, Belletti mencionou um fato histórico que antecedeu a conquista do Penta: em 2001, a Seleção Brasileira realizou sua última partida nas Eliminatórias em São Luís, contra a Venezuela, precisando vencer para garantir a vaga na Copa do Mundo. Em terras maranhenses, a equipe treinada por Luiz Felipe Scolari bateu os Vinotintos por 3 a 0 e deu o primeiro grande passo rumo ao título mundial. De volta à capital maranhense, o ex-atleta de Barcelona, Chelsea e São Paulo agradeceu o carinho do torcedor. “Na hora que a gente entrou em campo, a alegria nas arquibancadas nos incentivou e nos inspirou a vencer. Aquele jogo abriu o caminho para a conquista do Penta”, relembrou.

 Campeão em 2002, Belletti beija a Taça Fifa. (Foto: Paulo de Tarso Jr / Imirante)
Campeão em 2002, Belletti beija a Taça Fifa. (Foto: Paulo de Tarso Jr / Imirante)

Outro assunto bastante discutido por Belletti foi a convocação dos 23 jogadores para a Copa, realizada na última quarta-feira (7). Treinado por Felipão em 2002 e especialista na posição, o ex-jogador e hoje comentarista aprovou os dois laterais escolhidos para disputar a Copa. “Acho interessante a convocação de jogadores que já participaram de uma Copa do Mundo antes, pois a pressão será grande. Tanto Maicon (lateral da Roma) quanto Daniel (Alves, do Barcelona) possuem experiência internacional, personalidade e qualidade. Acho que o Felipão vai saber explorar bem essas características”, acredita Belletti, que não fez ressalvas aos escolhidos por seu ex-técnico. “Foi uma convocação perfeita, estão no caminho certo. Eles sabem da responsabilidade e estão assumindo isso, tenho esperança neles”.

 Belletti acredita que Neymar fará uma grande Copa do Mundo: 'sabe do poder dele'. (Foto: Paulo de Tarso Jr / Imirante)
Belletti acredita que Neymar fará uma grande Copa do Mundo: 'sabe do poder dele'. (Foto: Paulo de Tarso Jr / Imirante)

Além disso, Belletti deixou claro que o sexto título mundial do Brasil passa pelos pés do Neymar. Depois do bom desempenho na Copa das Confederações, o craque do Barcelona terá a responsabilidade de conduzir a Seleção logo em seu primeiro Mundial. “Tem que ser a Copa do Neymar. É um garoto, já tem toda essa responsabilidade toda aos 22 anos, mas ele tem uma cabeça muito boa e sabe do poder dele, nunca fugiu disso. Torcemos para vê-lo com aquela ousadia e alegria de sempre”, confia o pentacampeão.

Quer saber mais sobre a Copa do Mundo? Então acesse o hotsite especial do Imirante.com. Clique aqui e confira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.