Campeonato Maranhense

Seis times brigam por três vagas na semifinal do turno

O Sampaio Corrêa, vice-líder do grupo B, precisa de um empate para avançar.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58
 Paulo Sérgio comemora com a torcida do Sampaio Corrêa: o Tricolor precisa de um empate contra o Santa Quitéria para confirmar a classificação para as semifinais do primeiro turno. (Foto: Biné Morais / O Estado)
Paulo Sérgio comemora com a torcida do Sampaio Corrêa: o Tricolor precisa de um empate contra o Santa Quitéria para confirmar a classificação para as semifinais do primeiro turno. (Foto: Biné Morais / O Estado)

SÃO LUÍS – Após a rodada de quinta-feira (6), que contou com uma vitória do Sampaio Corrêa em Balsas e o triunfo do Cordino diante do lanterna São José de Ribamar, restaram apenas quatro jogos pela fase de grupos do primeiro turno do Campeonato Maranhense, sendo que essas partidas definirão as três vagas restantes nas semifinais. O Santa Quitéria, do grupo B, já está classificado.

Dos oito times que entrarão em campo nestas decisões, que serão realizadas no domingo (9) e na segunda-feira (10), cinco ainda possuem chances de classificação e uma sexta equipe torce ainda por uma combinação de resultados. O Imirante Esporte fez as contas e explica o que cada time precisa fazer para seguir adiante no Estadual.

Grupo A

Araioses (1º colocado, com seis pontos)

Depois de estrear na elite do Campeonato Maranhense com duas derrotas como visitante, o Araioses surpreendeu em seus primeiros compromissos em casa. Com o apoio de sua torcida, no estádio Cardosão, o time do Leste conquistou a sua primeira vitória diante do São José de Ribamar e conquistou uma surpreendente goleada sobre o líder Moto Club, resultado que manteve as esperanças da equipe em conquistar a classificação.

Entretanto, as chances do Araioses são remotas: único na chave a não atuar na última rodada, o time do interior maranhense depende de dois resultados: uma vitória do lanterna São José sobre o Imperatriz em pleno Frei Epifânio e torcer para que o duelo entre Moto Club e Cordino tenha um vencedor. Se o Papão e a Onça de Barra do Corda empatarem ou o Imperatriz não perder para o Peixe-Pedra, o Araioses está fora.

Moto Club (2º colocado, com seis pontos)

Com um início de campanha arrasador, com duas vitórias em dois jogos, oito gols marcados e nenhum sofrido, o Moto Club praticamente encaminhou a sua classificação para as semifinais na metade da fase de grupos. Só que o inesperado aconteceu: em uma atuação desastrosa, o Papão acabou sendo goleado pelo Araioses no Cardosão e acabou caindo para a vice-liderança do grupo A. A situação serviu para ligar o alerta no rubro-negro, mas as chances continuam sendo grandes.

Para se classificar, o Moto precisa apenas de um empate diante do Cordino, no estádio Nhozinho Santos. Caso derrote a Onça, o Papão se garante na próxima fase e tem boas chances de terminar a etapa de grupos na liderança da chave.

Imperatriz (3º colocado, com seis pontos)

Derrotado na estreia diante do Moto Club, o Cavalo de Aço mostrou sua força e se recuperou em grande estilo, derrotando o Araioses no Frei Epifânio e conquistando uma vitória fora de casa no confronto direto contra o Cordino. A equipe colorada só não terminou a penúltima rodada na zona de classificação por causa da goleada do Araioses sobre o Moto Club.

O Imperatriz depende só de suas forças para seguir no primeiro turno: o último confronto da equipe será contra o São José, último colocado da chave, e o Colorado precisa apenas de um empate para confirmar o passaporte para as semifinais. Porém, em caso de vitória, o Cavalo de Aço pode assumir a liderança e ter vantagem na próxima fase.

Cordino (4º colocado, com seis pontos)

Após estrear com vitória em casa sobre o Araioses, a Onça sofreu um duro golpe ao ser derrotada, em Barra do Corda, para o Imperatriz. Apesar de ter derrotado o São José em São Luís, o Cordino segue em uma situação um pouco mais difícil que a de seus oponentes, permanecendo na quarta posição do grupo.

A receita para a classificação do Cordino é simples, porém difícil: a equipe de Barra do Corda precisa derrotar o Moto Club, no estádio Nhozinho Santos, para garantir a vaga nas semifinais do turno. Porém, a missão não é das mais fáceis, já que o Papão ainda não perdeu pontos no Estadual quando atuou em São Luís.

Grupo B

Sampaio Corrêa (2º colocado, com sete pontos)

Invicto após três partidas disputadas, o Sampaio Corrêa está muito próximo de conquistar a vaga nas semifinais. Com três pontos de diferença para o Maranhão Atlético, terceiro colocado, o Tricolor precisa de um empate com o já classificado Santa Quitéria, nesta segunda-feira (10), no estádio Castelão, para avançar no turno. Se derrotar a Raposa, o Tubarão termina a fase de classificação como líder do grupo.

Maranhão Atlético (3º colocado, com quatro pontos)

Com uma campanha bastante irregular nas primeiras rodadas, o Maranhão Atlético terá que fazer a sua parte, torcer por um tropeço do rival Sampaio Corrêa e ainda tirar a diferença no saldo de gols. Em caso de derrota simples do Tricolor sobre o Santa Quitéria, o Quadricolor precisará derrotar o Balsas por, no mínimo, três gols de diferença, classificando-se pelo número de gols feitos em toda a fase de grupos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.