Futebol

CBF aumenta número de jogos, e Série D será realizada até novembro

O Moto Club é o único time maranhense já garantido na próxima edição da Quarta Divisão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Moto Club disputou a Série D em 2018, mas não conseguiu acesso.
Moto Club disputou a Série D em 2018, mas não conseguiu acesso. ( Foto: Divulgação / Moto Club)

RIO DE JANEIRO – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira (3), em seu site oficial, o calendário de competições profissionais do futebol masculino para o ano de 2020. Uma das principais mudanças da entidade para a próxima temporada afeta diretamente os clubes do Maranhão: competição que conta com dois representantes do futebol maranhense, o Campeonato Brasileiro Série D teve sua primeira fase ampliada e será realizada em 26 datas, dez a mais que em 2019.

Em nota, a CBF informa que a Série D de 2020 será disputada por 64 clubes em sua fase principal, sendo precedida por uma fase preliminar com oito equipes. Os participantes da Quarta Divisão serão divididos em oito chaves, com jogos de ida e volta, totalizando 14 rodadas, e os quatro melhores de cada grupo avançam à segunda fase. A partir daí, os 32 clubes se enfrentam em duelos eliminatórios até a definição do campeão, sendo que os quatro semifinalistas garantem acesso à Série C em 2021. A Série D começa no dia 3 de maio e tem final marcada para 22 de novembro.

Até agora, o futebol maranhense já tem um representante confirmado na Série D de 2020, que é o Moto Club: vice-campeão estadual, o Papão ficou com a vaga porque o campeão Imperatriz já está garantido na Série C. O segundo time do Maranhão na Quarta Divisão será definido na Copa FMF, que começa em novembro e terá seis participantes: Maranhão Atlético, Pinheiro, São José de Ribamar, Cordino, Santa Quitéria e o vencedor da Segundinha Maranhense, que ainda está em andamento.

*Com informações da CBF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.