Copa 2018

''Bélgica teve competência e efetividade'', diz Tite após eliminação do Brasil

Técnico da Seleção ressaltou, ainda, que, apesar da derrota, partida contra time europeu 'foi um espetáculo'.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
(tite)

Após a derrota por 2 a 0 para a Bélgica, a Seleção Brasileira, na figura do técnico Tite, concedeu entrevista coletiva à imprensa sobre o resultado da partida das quartas de final na Copa da Rússia. Junto com ele, estiveram os membros da comissão técnica Edu Gaspar, Cléber Xavier e Sylvinho.

Segurando a emoção, Tite falou sobre o lance que Fernandinho participou e rendeu um gol contra a Seleção Brasileira. ''Fernandinho joga muito e exerce a mesma função no City. Tivemos dois terços do jogo na nossa mão, com equilíbrio emocional de jogar com 2 a 0 atrás. Antes de tomar o gol já tinha tido duas chances reais. Tenho que ter discernimento para passar aos atletas a capacidade de absorver um golpe forte. E manterem o discernimento para construir. Temos que analisar o conjunto da obra'', disse.

O técnico dispensou o argumento de que a Bélgica teve sorte e ressaltou a competência da seleção europeia. ''O futebol tem muitas variáveis. Não fico de blá, blá, blá, mas temos que analisar de forma global. Aspectos táticos, técnicos, físicos e emocional. A Bélgica tem jogadores de alto nível. Courtois estava iluminado. Não gosto de falar em sorte. Futebol tem o aleatório, mas não gosto de falar de sorte. Quando é a nosso favor, é uma maneira educada de desprezar nossa competência. Sorte não acredito. Teve o Courtois sorte? Não. Esteve bem. Bateu na trave, fazer o quê? Bélgica teve competência e efetividade. Tivemos dois terços do jogo na mão, jogo de alto nível, a qualidade está dos dois lados''

''A Bélgica teve três finalizações e foi efetiva. Traduziu em gol suas chances. Mas quero pegar os detalhes para falar da qualidade do jogo. É muito duro falar, mas foi um grande jogo. Duas equipes com qualidade técnica impressionante. Com toda a dor que estou sentindo, o amargo, a dificuldade de falar agora, quem gosta de futebol teve prazer de ver esse jogo. Quem não está envolvido emocionalmente... Que jogo. Oportunidade aqui, lá. Triangulações, goleiro, opções, transições. Me dói falar isso. Mas quem aprecia um grande futebol vai ver que foi um grande espetáculo. Com a dor por termos perdido. Primeiro jogo oficial que perdemos... Se eu disser que o legado é bom, vão dizer que estou valorizando. O tempo vai dizer isso. Passados alguns dias, teremos um discernimento maior para falar'', completou.

Em outro momento da coletiva, Tite avaliou a participação da torcida brasileira nos jogos da Copa. ''A torcida sabe avaliar também. Eles acompanham e tem discernimento. Talvez a dor fique aflorada. Está muito difícil falar com vocês agora. Talvez pese 30 anos de carreira para conseguir falar agora. O torcedor sabe avaliar o que aconteceu em campo, ele enxerga. Talvez por isso reconheça e passe esse carinho'', comenta.

O técnico também falou sobre o Brasil ter sido eliminado por seleções da Europa nas últimas quatro Copas: ''O Brasil foi uma equipe sólida e agressiva. Ficaram só equipes europeias na Copa agora. Das oito nas quartas, seis eram. É normal o enfrentamento. Enfrentamos Rússia, Alemanha, Croácia, Áustria, Inglaterra... Talvez não com o tempo necessário. Mas não foi esse aspecto o determinante da eliminação'', ressaltou.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 x 2 BÉLGICA

Local: Arena de Kazan, em Kazan (Rússia)
Data: 6 de julho de 2018 (sexta-feira)
Horário: 15h (de Brasília)
Público: 42.873 espectadores
Árbitro: Milorad Mazic (Sérvia)
Assistentes: Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (ambos da Sérvia)
Cartões Amarelos: Fagner e Fernandinho (Brasil); Alderweireld e Meunier (Bélgica)
Gols: Renato Augusto (30’/2ºT) Fernandinho, contra (12’/1ºT) e Kevin De Bruyne (30’/1ºT)

BRASIL: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho (Renato Augusto) e Philippe Coutinho; Willian (Firmino), Neymar e Gabriel Jesus (Douglas Costa). Técnico: Tite.

BÉLGICA: Courtois; Meunier, Alderweireld, Kompany e Vertonghen; De Bruyne, Witsel e Fellaini; Chadli (Vermaelen), Hazard e Lukaku (Tielemans). Técnico: Roberto Martínez.... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/copa-do-mundo/2018/noticias/2018/07/06/brasil-x-belgica.htm?cmpid=copiaecola

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.