Campeonato Paulista

São Paulo visita o Santos no primeiro clássico de Rogério Ceni

Bola rola às 21h45 (de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Nesta quarta, Rogério Ceni voltará ao local onde realizou sua última partida como jogador profissional.
Nesta quarta, Rogério Ceni voltará ao local onde realizou sua última partida como jogador profissional. (Foto: Heider Matos/Imirante.com)

SANTOS - A partir das 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, Santos e São Paulo se enfrentarão na Vila Belmiro. Válido pela terceira rodada do torneio, o duelo marca o primeiro clássico da carreira de técnico de Rogério Ceni, que inclusive fez sua última partida como goleiro no estádio alvinegro, em 2015, quando o Tricolor acabou eliminado nas semifinais da Copa do Brasil após derrota por 3 a 1.

Com um revés e uma vitória no Estadual, o São Paulo divide a liderança do Grupo B com o Linense. A agremiação do Morumbi segue em busca de um time com a ‘cara’ de seu treinador, enquanto o entrosamento é a marca do invicto Peixe, a quem Ceni considera o “melhor time” do campeonato.

“O Santos é uma equipe de muito talento, muito bem dirigida, tem um jogador excepcional que é o Lucas Lima e um conjunto acima da média”, avaliou o ex-goleiro, que aposta em uma postura ofensiva do time são-paulino para surpreender no litoral.

“Iremos para Santos não para se defender. Iremos para tentar a vitória”, avisou Rogério, que deve manter a base da equipe que goleou a Ponte Preta no último domingo. Autor de três gols da vitória por 5 a 2, Gilberto será uma das apostas de Ceni para o confronto na Vila, onde o São Paulo não vence desde 2009.

O centroavante, inclusive, aponta o que de ser feito para frear o ímpeto santista. “É um time rápido, mas quando marcado sobre pressão não consegue jogar e vamos buscar o que o treinador pedir, fazendo da melhor forma possível para sairmos com a vitória”, analisou o artilheiro tricolor na temporada, com quatro gols.

Os recém-contratados Lucas Pratto e Jucilei sequer foram relacionados para o confronto. O centroavante ainda não teve sua documentação regularizada e está de fora do San-São, enquanto o volante aprimora o condicionamento físico para ficar apto a estrear com a camisa tricolor. Machucados, Wellington Nem e Wesley seguem ausentes.

O Santos começou 2017 de uma forma superior ao São Paulo. Enquanto o tricolor perdeu para Audax na estreia, o Peixe aplicou uma sonora goleada de 6 a 2 sobre o Linense, no último dia 3, na Vila Belmiro. Teoricamente, a equipe comandada por Dorival Júnior entraria como favorita para o clássico. Porém, como no futebol as coisas vão da água para o vinho em pouco tempo, o cenário para o embate desta quarta-feira já é outro.

A equipe do Morumbi mostrou um futebol ofensivo, goleou a Ponte Preta por 5 a 2, no último domingo, e ganhou mais confiança no Paulistão. No mesmo dia, o alvinegro bateu o Red Bull Brasil por 3 a 2 e manteve a invencibilidade na temporada. Porém, problemas extracampo acabaram prejudicando o ambiente no clube.

Após o vitória sobre o Toro Loko, os jogadores do Peixe decidiram não falar com a imprensa na saída do gramado. O silêncio foi uma forma de protesto por conta da demissão do gerente de futebol Sérgio Dimas, na última sexta-feira. A mudança não agradou os atletas, que tinham boa relação com o profissional. Apesar da situação, o lateral-direito Victor Ferraz acredita que o ambiente no elenco santista não foi prejudicado.

“O clima é o melhor possível. As brincadeiras acontecem do mesmo jeito. É só ver nos bastidores, Santos TV, é a mesma resenha. Grupo entrosado. Cleber e Donizete parecem que tem 3 ou 4 anos de casa, brincam até com as tias. Clima é muito bom”, ressaltou Ferraz.

E se os problemas extracampo não devem atrapalhar o alvinegro no clássico, o técnico Dorival Júnior ainda encontra dificuldades para montar ideal dentro das quatro linhas. Os titulares Renato, Ricardo Oliveira, David Braz e Vanderlei seguem fora de combate. Por conta disso, o comandante deve repetir o time que bateu o Red Bull Brasil no último domingo.

A comissão técnica também esperava contar com o colombiano Vladimir Hernández para o clássico. Porém, o atacante ainda não apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e não entra em campo. Além disso, Dorival recebeu uma notícia desagradável no treinamento desta terça-feira. Com desgaste muscular, o meia Lucas Lima foi poupado do último treino antes do clássico e virou dúvida para o duelo.

Caso o camisa 10 não possa atuar, a tendência é que Vitor Bueno seja recuado para o meio e Bruno Henrique entre como titular pela lateral do ataque. Além disso, Dorival também pode escalar Jean Mota ou Rafael Longuine no lugar de Lucas Lima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.