SÃO LUÍS – Iziane Castro está de volta à Seleção Brasileira. Através do site da Liga de Basquete Feminino (LBF), o técnico Luiz Augusto Zanon convidou, na noite desta quinta-feira (18), a ala maranhense para participar dos treinamentos da Seleção Brasileira, que está concentrada em Campinas, se preparando para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, que serão realizados em Toronto, no Canadá, a partir do dia 16 de julho.
Iziane, que deve se apresentar na próxima quarta-feira (24), não foi convocada para o Pan de Toronto, mas está nos planos de Zanon para as próximas listas do time brasileiro. O treinador da Seleção conversou com a atleta no início do mês e deixou claro que pretende incluí-la no grupo que disputará a Copa América, em agosto. A competição, que acontecerá em Edmonton, no Canadá, servirá como seletivo para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Por problemas burocráticos, as equipes de basquete do Brasil ainda não estão confirmadas na disputa, mesmo sendo o país-sede.
“Fiz um planejamento de uma volta da Iziane para a Seleção, ela será avaliada nesse período de treinamento. Conversamos no início do mês, expliquei o plano de trabalho, ela gostou e se mostrou disposta em participar. A atleta está seguindo um planejamento, traçado pelo corpo técnico da CBB, para ser seguido ainda no Maranhão, para uma adequação física. Em Campinas, faremos uma avaliação física, técnica e pessoal para vermos as condições técnicas e a possibilidade de ela ser inserida no processo pré-olímpico. Meu objetivo é dar, para a Iziane, uma oportunidade que ela nunca teve desde que assumi o comando da equipe. Espero que ela corresponda a essa oportunidade”, destacou o treinador.
Destaque nas últimas quatro temporadas da Liga de Basquete Feminino, defendendo as cores do Maranhão Basquete, Iziane defendeu a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de 2004, realizados em Atenas (Grécia), e no Mundial de 2006, disputado em São Paulo. Nas duas competições, o Brasil terminou na quarta colocação. Depois disso, a atleta maranhense perdeu duas Olimpíadas: em 2008, Iziane teve um desentendimento com o técnico Paulo Bassul, ainda na disputa do Pré-Olímpico, e ficou fora da lista final, enquanto em 2012, nos Jogos de Londres, a ala foi cortada por levar o namorado para a concentração da Seleção.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.