SALVADOR – Quando um jogador tem aquele faro de gol, é chamado de goleador. A ele, dá-se a camisa de número 9. E é dele a maior responsabilidade de mandar a bola para o fundo das redes adversárias. E, neste sábado (9), Robert mostrou, mais uma vez, que a sua contratação no início do ano foi acertada. O artilheiro tricolor comandou o primeiro triunfo do Sampaio Corrêa no Campeonato Brasileiro da Série B. O gol do atacante abriu o caminho para o time maranhense superar o Vitória por 2 a 0, no Estádio Barradão, em Salvador, e começar muito bem a disputa da Segunda Divisão.
Após um início ruim, com o Vitória criando boas chances para abrir o placar, o Sampaio foi se acertando em campo. Aos poucos, a equipe maranhense começou a ameaçar e, quase no fim da etapa inicial, Robert aproveitou para fazer 1 a 0.
No segundo tempo, o Sampaio aproveitou a vantagem no placar para se impor. Aos 12 da etapa final, Após indecisão da defesa do Vitória, Válber ampliou a vantagem tricolor e para garantir os três primeiros pontos do time maranhense na Série B. E, apesar da vitória por 2 a 0, o Sampaio teve muitas chances para marcar ainda mais gols.
O Sampaio Corrêa volta a campo na terça-feira (12), quando fará o jogo de volta com o Palmeiras pela Copa do Brasil em São Paulo. Pelo Campeonato Brasileiro, o time maranhense joga somente na sexta-feira (15), quando receberá o Macaé, às 19h30, no Estádio Castelão, em São Luís. Já o Vitória visitará o Oeste no próximo sábado (16).
Vitória começa melhor, mas Sampaio tem Robert
A partida deste sábado começou movimentada. Em casa, o Vitória quis se impor desde o primeiro minuto. Após cobrança de escanteio pela direita, a bola sobrou para Jorge Wagner. Na pequena área, o meia cabeceou fraco para o gol. A bola ficou nas mãos do goleiro Ruan. O Sampaio tentou responder. Gil Mineiro cruzou na direção de Robert, mas a defesa baiana afastou o perigo.
Aos 6 minutos, o Vitória ficou no quase. Escudero foi a linha de fundo e cruzou para Jorge Wagner. Livre de marcação, o meia desperdiçou uma clara oportunidade para tirar o zero do placar. O chute do capitão da equipe baiana foi para fora. O lance animou ainda mais o time da casa.
A pressão baiana cresceu. Aos 11, Ruan salvou o Sampaio Corrêa. Elton girou na grande área tricolor e chutou. O chute não saiu com força, mas encontrou Jorge Wagner que chutou em cima do goleiro boliviano.
O Sampaio Corrêa respondeu na sequência. O time tricolor teve duas oportunidades seguidas com Válber. Na primeira, o meia chutou rasteiro, e o goleiro Fernando defendeu sem problemas. No minuto seguinte, mais Sampaio no ataque. Pela direita, o Tricolor teve sua melhor oportunidade. Diones fez boa jogada pela direita e rolou para Válber, que chutou muito fraco. E o 0 a 0 persistia.
O ritmo do jogo diminuiu. Em contrapartida, aumentou a intensidade da chuva. Poucas chances de gol eram criadas. O Sampaio já não sofria tanto com as investidas do Vitória e começava a tentar de aventurar mais ao ataque.
Aos 38 minutos, o Sampaio Corrêa voltou a ameaçar o time da casa. Diones roubou a bola no meio de campo e lançou para Robert. O camisa dominou bem a bola, invadiu a grande área e chutou cruzado. A bola tirou tinta da trave. Parecia um anúncio do que estaria por vir.
Melhor em campo, o time maranhense foi ao ataque mais uma vez e conseguiu um escanteio pela esquerda. Após a cobrança, Edivânio cabeceou e a bola foi na trave. Na volta, a bola procurou o artilheiro. Robert se abaixou para mandar de cabeça para o fundo das redes. Sampaio 1 a 0.
O gol desnorteou o Vitória. O Sampaio cresceu. Aos 43, Pimentinha arriscou de fora da área e quase faz um golaço no Barradão. A bola passou perto para alívio da equipe baiana. E o primeiro tempo terminou com a vantagem tricolor.
Válber confirma triunfo tricolor
Em desvantagem no placar, o Vitória começou a etapa final buscando o empate a qualquer custo. Mas, desorganizado, o time baiano não conseguia criar uma chance clara. E a desorganização do time da casa foi visível aos 12 minutos. A defesa do Leão vacilou, Válber foi mais rápido e avançou. O camisa 10 chutou da entrada da grande área cruzado. O chute rasteiro foi indefensável. Sampaio 2 a 0.
O gol tricolor desanimou o Vitória. O time baiano parecia não ter mais forças para ir em busca de uma reação. Nem a torcida dos donos da casa parecia acreditar. Os torcedores do Leão gritavam até “olé” quando o Sampaio trocava passes.
E o Sampaio queria mais. Aos 21, Diones quase amplia a vantagem tricolor. De fora da área, o volante chutou forte. O goleiro Fernando salvou o Vitória.
Aos 31, foi a vez de Pimentinha ficar no quase. O atacante avançou e teve tudo para marcar. Mas o chute foi para fora. O Sampaio era tão superior que o terceiro gol era questão de tempo. Aos 40, Edgar avançou em velocidade pela esquerda e passou na medida para Válber. O meia desperdiçou mais uma chance clara de gol. Foi último lance de perigo da partida. Fim de jogo no Barradão: Vitória 0 x 2 Sampaio.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 0 x 2 SAMPAIO CORRÊA-MA
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 09 de maio de 2015, sábado
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
Assistentes: Luís Filipe Gonçalves Correa e Marcio Freire Lopes (ambos de PB)
Cartões amarelos: Mansur, Amaral e Rhayner (Vitória). Mimica, Moisés Ribeiro e Pimentinha (Sampaio)
Gols: SAMPAIO CORRÊA: Robert, aos 40 minutos do primeiro tempo. Valber, aos 12 minutos do segundo tempo
VITÓRIA: Fernando; Luiz Gustavo, Ednei, Maracás e Mansur; Amaral, Jorge Wagner (Rhayner), Dakson (Flávio) e Escudero; Vander e Elton (Léo Ceará)
Técnico: Claudinei Oliveira
SAMPAIO CORRÊA: Ruan; Gil Mineiro, Edvânio, Mimica e William Simões (Raí); Diones, Moisés Ribeiro, Rogério e Válber; Pimentinha (Edgar) e Robert (Cleitinho)
Técnico: Arlindo Maracanã (interino)
Saiba Mais
- Série B implementa playoffs de acesso a partir de 2026
- Rodada final da Série B define três acessos e último rebaixado
- Coritiba vence o Amazonas fora de casa e é campeão da Série B
- Remo vence o Goiás de virada e está de volta à Série A após 31 anos
- Série B 2025 definirá campeão, três acessos e último rebaixado neste domingo (23)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.