Irregularidades

Em oito dias, homem é preso duas vezes por transporte ilegal de madeira em Caxias

A prisão da suspeito e da carga foi feita por policiais rodoviários federais.

Imirante.com / com informações da PRF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
Caminhão estava carregado de madeira.
Caminhão estava carregado de madeira. (Foto: divulgação)

CAXIAS – Um caminhão carregado de madeira foi apreendido por policiais rodoviários federais, na noite desse sábado (16), no km 561, da BR-316, no município de Caxias. Os PRFs estavam em serviço de ronda quando observaram um caminhão, transitando em sentido contrário, com as mesmas características de outro que havia sido apreendido no último dia 08/06/2018 efetuando transporte de lenha sem licença ambiental. A equipe retornou e efetuou a abordagem confirmando a suspeita.

Segundo informações da PRF, o caminhão tratava-se do MB/L1113 de placas HZG-1701/SE que, no momento, era conduzido por um lavrador de 30 anos e tinha como passageiro um homem de 63 anos (autor da ocorrência anterior). Foi solicitada a documentação pessoal, do veículo e da carga tendo os mesmos informados que não portavam nenhum tipo de documento. Ainda segundo a PRF, quando perguntados sobre o tipo de carga transportada informaram que estavam transportando madeira nativa das espécies conhecidas como: Faveira, Pau-Pombo, Chapada e Pau Terra oriundas do Povoado Pindaíba, 2º Distrito de Caxias, e que iriam entregar a lenha em uma padaria localizada em Caxias. Os suspeitos informaram também que o preço da carrada seria de R$ 600. Indagado sobre a frequência que efetuava esse tipo de transporte um dos suspeitos informou que fazia em média dois transportes por semana e que entregava tanto para cerâmicas como para padarias da cidade.

Ainda conforme a PRF, na delegacia, ao fazer a cubagem da carga, foi encontrada uma motosserra da marca STIHL, modelo MS361, pertencente ao passageiro que informou também não possuir a Licença de Porte e Uso - LPU, necessária para utilização da motosserra.

A PRF informou também que a quantidade de lenha transportada era de aproximadamente 24st (estéreo) de lenha, correspondente a 12m³. O motorista e passageiro, juntamente com o veículo, motosserra e carga, foram entregues no 1º Distrito de Polícia Civil de Caxias. A Secretaria de Meio Ambiente de Caxias foi acionada e ficou de comparecer na DPC para efetuar os procedimentos administrativos.

O passageiro, que também é dono do veículo e da carga, havia sido detido no último dia oito de junho, também pela PRF, nesse mesmo veículo, transportando lenha sem licença ambiental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.