Rol de Procedimentos

Planos de saúde terão que arcar com medicamentos para câncer e esclerose múltipla

Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde estabelece a inclusão de 18 novos procedimentos e a ampliação de cobertura para outros sete procedimentos.

Imirante.com, com informações da ANS

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Pela primeira vez, foi incorporado um medicamento para tratamento da esclerose múltipla.
Pela primeira vez, foi incorporado um medicamento para tratamento da esclerose múltipla.

BRASÍLIA - Entrou em vigor, nesta terça-feira (2), a nova cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Resolução Normativa com a atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde estabelece a inclusão de 18 novos procedimentos – entre exames, terapias e cirurgias que atendem diferentes especialidades – e a ampliação de cobertura para outros sete procedimentos, incluindo medicamentos orais contra o câncer. Pela primeira vez, foi incorporado um medicamento para tratamento da esclerose múltipla.

Leia também:

Projeto prevê isenção de carência dos planos de saúde para atendimento de urgência

ANS suspende a venda de 31 planos de saúde a partir de hoje

O Rol é obrigatório para todos os planos de saúde contratados a partir da entrada em vigor da Lei nº 9.656/98, os chamados planos novos, ou aqueles que foram adaptados à lei. A lista de procedimentos é atualizada a cada dois anos para garantir o acesso ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças através de técnicas que possibilitem o melhor resultado em saúde, sempre obedecendo a critérios científicos comprovados de segurança, eficiência e efetividade.

Acesse a lista completa de incorporações do Rol

A atualização do Rol é um avanço importante para os beneficiários de planos de saúde e os critérios de revisão devem estar em constante evolução. Os procedimentos incorporados são aqueles nos quais os ganhos coletivos e os resultados clínicos são mais relevantes para os pacientes. Todavia, a inclusão de tecnologias é sempre precedida de avaliação criteriosa, alinhada com a política nacional de saúde, e contempla, além das evidências científicas, a necessidade social e a disponibilidade de recursos. A decisão pela inclusão também leva em consideração a prevalência de doenças na população. Confira no quadro abaixo um resumo das principais inclusões:

Lista ANS. Foto: Divulgação / ANS
Lista ANS. Foto: Divulgação / ANS

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.