Carnes brasileiras

Ministério esclarece polêmicas sobre processamento de carnes brasileiras

Operação Carne Fraca levantou algumas dúvidas sobre o processamento de carnes.

Imirante.com, com informações do Portal Brasil

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Carne brasileira. Foto: Divulgação
Carne brasileira. Foto: Divulgação

BRASÍLIA - Com um robusto setor agropecuário, o Brasil caminha para ser o maior exportador de carne bovina do mundo nos próximos anos. Para isso, o setor conta com um sistema sanitário e de inspeção rigoroso para atender aos mercados mais exigentes dos mais de 150 países importadores da carne brasileira.

A recente Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, levantou algumas dúvidas sobre o processamento de carne pelos frigoríficos brasileiros. Houve desinformação quanto ao uso de químicos nas carnes, o que é permitido pela legislação, por exemplo.

Ácido arcórbico

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o ácido ascórbico, aditivo alimentar usado no processamento da carne, não é cancerígeno e serve para conservar a carne. Antioxidante, o produto tem um limite de uso autorizado de apenas 0,02% na carne.

Carne de cabeça de suínos

Muito se falou, também, sobre as partes do animal usadas para a elaboração de embutidos. Segundo o Mapa, é permitido o uso de carnes com origem de cabeças de suínos na fabricação das linguiças calabresa, o que não representa risco à saúde dos consumidores, tampouco irregularidades na fabricação desses produtos.

“As carnes obtidas das cabeças dos animais são compostas, principalmente, pelos músculos masséteres e pterigóides (músculos mastigatórios dos animais), juntamente com a musculatura da base da língua”, esclareceu a pasta, acrescentando que essas carnes, denominadas “industriais”, são usadas amplamente em todo mundo.

Sistema de fiscalização rigoroso

O governo federal ressalta o rigoroso processo sanitário do País diante do episódio com as carnes brasileiras. No Brasil, 4.383 plantas frigoríficas são fortemente inspecionadas por órgãos do Mapa. Desse total, apenas três tiveram as atividades suspensas diante do episódio envolvendo a carne brasileira.

As inspeções são realizadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), responsável por assegurar a qualidade dos produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados.

Tabela Mapa. Foto: Arte / Portal Brasil
Tabela Mapa. Foto: Arte / Portal Brasil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.