No Maranhão

Saiba tudo sobre a realização do Enem 2016 no Maranhão

A Justiça indeferiu o pedido de procurador de adiar o Enem 2016.

Emmanuel Menezes/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

SÃO LUÍS - A dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio, previsto para ocorrerem no próximo fim de semana, a realização das provas no país, assim como no Maranhão, se torna um dos assuntos mais comentados. As inscrições para o Enem 2016 começaram no dia 9 de maio, e previamente seguiriam até o dia 20 do mesmo mês. A taxa de inscrição para alunos não isentos teve o valor de R$ 68.

Após o prazo de inscrições e confirmação de pagamento, foi confirmado no dia 30 de maio o registro de 8.627.194 inscrições, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O número representa um aumento de 11,3% em relação às 7,7 milhões de inscrições confirmadas em 2015.

No dia 1º de junho, os participantes do Enem 2016 começaram a baixar, em tablets e smartphones, o aplicativo do exame, disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. O aplicativo foi desenvolvido voltado exclusivamente para os mais de 8,6 milhões de inscritos no Enem 2016. Pelo app é possível acompanhar as etapas do exame, acessar comunicados oficiais e receber notificações personalizadas.

Foto: Emmanuel Menezes/Imirante.com
Foto: Emmanuel Menezes/Imirante.com

O travesti ou homossexual participante do Enem 2016 pôde solicitar ser identificado pelo nome social no dia do exame, pela internet. São Luís recebeu, no dia 28 de agosto, o Aulão do Enem, megarrevisão gratuita que ocorreu no Multicenter Sebrae. As aulas aconteceram das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30, ministradas por professores com vasta experiência em cursinhos pré-vestibular.

As pessoas privadas de liberdade e jovens que cumprem medida socioeducativa com privação de liberdade tiveram o edital com as regras do Enem 2016 divulgadas no dia 21 de agosto, pelo Diário Oficial da União. A aplicação do exame para os inscritos será nos dias 6 e 7 de dezembro.

Com um mês de antecedência a realização das provas, os primeiros comboios, com cerca de 18 milhões de provas do Enem, começaram a ser transportados do 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, em Osasco, na Grande São Paulo, para distribuição em todo o Brasil.

Os inscritos conheceram na quarta-feira, 19 de outubro, os locais onde realizarão as provas. As informações estão em um cartão de confirmação disponível no aplicativo do Enem, ou pelo site. Os inscritos também receberam uma notificação por e-mail. Os cartões deste ano estarão disponíveis, apenas, na versão digital.

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

No dia 1º de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, que 3.036 estudantes no Maranhão farão o Enem 2016 apenas nos dias 3 e 4 de dezembro, um mês após a data oficial estipulada pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o MEC, ao todo, 191.494 estudantes terão suas provas adiadas por conta das ocupações em escolas e universidades de todo o país, em manifesto contra a PEC 241, proposta do Governo Federal que limita os gatos em um prazo de 20 anos.

Os inscritos, que passarão pela mudança, foram avisados pelo Inep por meio de SMS, e-mail e divulgação no site. Será possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No mesmo dia, alunos do Colégio Liceu Maranhão, que fica no Centro de São Luís, foram agredidos por policiais da Polícia Militar do Maranhão durante uma tentativa de ocupação. Os estudantes afirmam que realizavam uma ocupação pacifica quando foram retirados à força. Vídeos do tumulto estão circulando nas redes sociais e é possível ver um PM agredindo um jovem que se recusava deixar o local. A manifestação seria contra a PEC 241.

Em um comunicado oficial, os alunos se manifestaram na internet. “Os oficiais abordaram as lideranças estudantis com violência e várias ameaças foram testemunhadas pelos presentes. Uma ação que quis calar a liberdade da expressão e mais parecia uma ditadura militar. Em seguida, mesmo com a resistência dos alunos, os jovens da universidade foram expulsos. Por isso, mesmo diante de tanta censura e repressão, o Liceu Maranhense precisa reagir. Vamos defender nossos direitos, Liceístas!”.

Na última quarta-feira (2), o Ministério Público Federal (MPF) no Ceará pediu a suspensão da aplicação do Enem, marcado para o próximo fim de semana. O procurador da República, Oscar Costa Filho, autor do pedido, entende que há prejuízo à isonomia do exame, uma vez que seriam aplicadas provas e temas de redação diferentes para aqueles que forem fazer a prova apenas em dezembro.

Contudo, na tarde desta quinta-feira (3), a Justiça Federal no Ceará indeferiu o pedido do procurador de adiar o Enem para todos os candidatos do país. Com a decisão da Justiça, a prova está mantida para este final de semana. O procurador pediu o adiamento do exame para todos os candidatos após o Ministério da Educação (MEC) adiar a prova de cerca de 191 mil candidatos que fariam o exame em escolas, universidades e institutos federais ocupados por estudantes em protesto a medidas do governo federal. O exame para esses candidatos foi adiado para os dias 3 e 4 de dezembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.