Especial Dia do Sexo

Saiba qual o tempo “certo” para começar uma vida sexual

Psicanalista dá orientações sobre maturidade física e emocional.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Divulgação )

Será que existe um tempo certo para começar uma vida sexual? Bem, idade específica não tem, o que os médicos recomendam é que homens e mulheres levem em consideração a fase em que o corpo está preparado para isso.

No caso das mulheres, elas estão prontas a partir da primeira menstruação, quando o corpo da menina mostra que seu organismo está amadurecido, isso acontece entre 12 e 14 anos. Já com os meninos, o sinal fisiológico é a primeira ejaculação.

Mas, a primeira relação sexual não pode ser determinada apenas pelo lado biológico, pois, o corpo pode estar pronto, mas a mentalidade não.

“Quando se fala em maturidade emocional é diferente, ela é uma construção que necessitará de bem mais tempo para ser atingida que a física. Não existe uma data única para todos. As mulheres têm desenvolvimento emocional mais rápido que os homens. Mesmo dentro de cada um dos dois grupos, existe o desenvolvimento individual. Não é possível marcar uma data ou uma idade”, explica o psicanalista Ernesto Mandelli.

Segundo o psicanalista, respeitar a “idade” biológica é importante, mas respeitar a psicológica é mais ainda, pois se houver um descompasso entre a maturidade física e a maturidade emocional a pessoa poderá ter disfunções, desvios e inadequações na sua vida sexual.

Nesse contexto, os pais têm papel importante quanto à orientação sobre a sexualidade de seus filhos. Mas, eles têm que ter maturidade para falar sobre o assunto, senão, vão contribuir para o mau desenvolvimento dos filhos em relação ao sexo.

“Em primeiro lugar, é importante que os pais tenham sua sexualidade bem resolvida, pois muitas vezes podem provocar um estrago maior. Em segundo lugar, os pais e responsáveis precisam se informar para falar sobre sexualidade com as crianças e adolescentes”, destaca Mandelli.

E quando a pessoa interrompe a vida sexual?

É possível uma pessoa parar de transar após ter tido uma vida sexual ativa? Sim, é possível. Principalmente as mulheres.

“Para a maioria das mulheres o desejo sexualidade está ligado à afetividade, é por isto que o falecimento ou separação do (a) parceiro(a) amado(a) pode provocar a interrupção da vida sexual feminina. Em relação aos homens, a grande maioria separa afetividade e sexualidade, o que diminui muito a possibilidade de uma interrupção da vida sexual quando da morte ou separação da (o) parceira (o)”,

Mas, o psicanalista ressalta que uma boa vida sexual é decorrência de uma vida emocional saudável, por isso, interrompê-la "cedo" pode ser indício de algum problema emocional, que deve ser analisado. Além disso, a falta de sexo pode causar aumento da ansiedade, do mau humor e da angústia.

Dicas de sexo seguro

Bem, se a pessoa já conseguiu equilibrar a maturidade física e emocional e decide encarar o sexo, é preciso ter cuidado para não transformar o prazer em problema. Transar é bom, mas pode causar uma gravidez indesejada, além de doenças que podem levar à morte. As dicas já são bem conhecidas, e todos sabem que prevenir é melhor que remediar, mas não custa reforçar as dicas.

Então, sempre use preservativo e de forma correta.

Veja como usar a camisinha masculina

Veja como usar a camisinha feminina

Se você foi descuidado e acabou deixando a prevenção e lado, procure um médico, imediatamente, para fazer uma avaliação.

As mulheres devem sempre fazer o preventivo e, antes de começar a fazer sexo, é aconselhável consultar o ginecologista para saber qual método contraceptivo é o melhor para ela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.