Quatro estados não aderiram à paralisação dos servidores da Previdência, aponta sindicato

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h16

BRASÍLIA - Apenas quatro estados não aderiram à greve dos servidores administrativos da Previdência Social: Ceará, Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul continuam com atendimento normal nas agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Desde ontem (20), os servidores decidiram fazer uma paralisação de dois dias, com o objtivo de chamar a atenção do governo para o atendimento às reivindicações da categoria. Eles reivindicam a implementação do plano de carreira, a fixação da jornada de trabalho de 30 horas semanais e a contratação de novos servidores.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo (Sinsprev), José Rubens Decares, há um ano o sindicato tenta negociar com o governo um plano de carreira. A categoria não concorda com o plano, acrescentou, porque ele não vai beneficiar os aposentados e inativos do setor. Ele citou a gratificação por desempenho como um dos "pontos de discórdia".

A proposta dos servidores, explicou, é baseada na qualificação profissional e por ano de trabalho. “Hoje o servidor entra e fica 35 anos na mesma função, o que acaba desestimulando o trabalhador”, afirmou.

Em nova assembléia nacional, marcada para sábado (23), a categoria decidirá sobre a proposta de greve por tempo indeterminado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.