TCU detecta falhas em projetos de desenvolvimento da Amazônia

Atualizada em 27/03/2022 às 15h05

BRASÍLIA - Em auditoria de natureza operacional, com foco em ações governamentais eficazes para apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento da região Amazônica, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou diversas fragilidades e oportunidades de melhoria nos processos referentes à extração de madeira e à autorização de projetos de manejo.

Por essa razão, o TCU determinou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) que observe o prazo para análise e aprovação dos planos de manejo florestal. Recomendou também que adote medidas para desburocratizar o processo e aprovação dos planos, estude a viabilidade de aplicação de mecanismos econômicos, padronize os critérios de avaliação técnica e capacite seus funcionários para a execução de processos padronizados de avaliação e fiscalização.

Recomendou, ainda, à Secretaria de Biodiversidade e Floresta (MMA), à Secretária de Coordenação da Amazônia, à Secretária de Desenvolvimento Sustentável e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que providenciem o macro zoneamento da Amazônia legal e , juntamente ao Ibama e o Banco da Amazônia ( Basa), que atuem de forma coordenada no estabelecimento de uma política florestal sustentável. Também foram feitas recomendações à Secretaria de Desenvolvimento da Produção (MDIC) e à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão no sentido de implementar melhorias à região.

O ministro Humberto Guimarães Souto foi o relator do processo.

As informações estão no site do Tribunal de Contas da União.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.