Programas de TV estão sendo monitorados pela Justiça

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 15h18

BRASÍLIA - O Ministério da Justiça já está monitorando três programas de televisão denunciados pela campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania".

Os programas Cidade Alerta (Rede Record), Hora da Verdade (TV Bandeirantes) e Sabadaço (SBT) estão na mira da Secretaria Nacional de Justiça por estarem exibindo, em horário inadequado, cenas de desrespeito, ridicularização, constrangimento moral, conflitos familiares e incitação à violência.

O programa Cidade Alerta, que é exibido às 18 horas, se não mudar a linha editorial, será reclassificado para horário mais adequado. No entanto, o excesso de violência, sobretudo cenas de crueldade e de latrocínio, foram considerados como impróprios para o horário.

A coordenação da Campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" pediu que seja revista a classificação do programa Domingão do Faustão (Rede Globo). O Ministério informou que já foi enviado à Rede Globo advertência sobre o uso de vocabulário chulo.

Por conta desse monitoramento, o Ministério da Justiça reclassificou, na semana passada, a novela das 20 horas da Rede Globo, "Mulheres Apaixonadas". Antes liberada para qualquer horário, a novela agora é inadequada para exibição antes das 21 horas.

A Campanha está analisando ainda a novela "Kubanacan" e divulga parecer na próxima sexta-feira (11), quando também será divulgado o novo ranking da baixaria na tevê.

A campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" foi lançada em novembro do ano passado. Qualquer pessoa pode fazer denúncias por meio do site (www.eticanatv.org.br) ou pelo telefone 0800-619-619.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.