Investigação

Homem morre após ficar detido em cela a céu aberto em Barra do Corda

Familiares do comerciante Francisco Ednei Silva Lima acusam os policiais de negligência.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
(Divulgação)

BARRA DO CORDA - A morte de um comerciante revoltou os moradores do município de Barra do Corda, a 462km de São Luís. Francisco Ednei Silva Lima, de 40 anos, morreu na segunda-feira (9), após ficar preso por cerca de 18 horas em uma cela a céu aberto, que fica na Delegacia da Polícia Civil e não tem teto, banheiro e água encanada. Francisco foi detido na manhã de domingo (8), após se envolver em um acidente de trânsito.

De acordo com a Polícia Civil, Francisco Ednei estava embriagado e bateu de frente com uma moto. O condutor da moto, identificado apenas como Gustavo, foi transferido para um hospital no município de Presidente Dutra. Já Francisco, depois de uma rápida passagem pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Corda, foi colocado na cela da delegacia com outros dois presos.

Poucas horas depois de ser preso, Francisco Ednei se queixou de dor de cabeça e mal estar, sofreu convulsões e foi encaminhado novamente à UPA de Barra do Corda, onde morreu. Familiares de Francisco acusam os policiais de negligência, já que o comerciante sofria de hipertensão.

Em entrevista à TV Mirante, o delegado Renilton Ferreira explicou que a cela a céu aberto é destinada a presos provisórios. Depois do atendimento da polícia, esses presos são transferidos para outra cela ou mesmo liberados.

“Durante todo o tempo, Francisco esteve acompanhado de seu advogado. Se tivesse qualquer necessidade física, de saúde, ou mesmo de desrespeito aos direitos humanos, caberia ao advogado fazer um requerimento junto às autoridades policiais”, explicou Renilton.

O corpo de Francisco Ednei Silva Lima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz, onde a causa da morte será apurada em até 10 dias. A Polícia Civil já está investigando o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.