Cursos

UFMA abre três cursos gratuitos na área de saúde

O Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar é voltado para profissionais de saúde do SUS.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Foto: Flora Dolores / O Estado )

SÃO LUÍS – A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio do Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abre inscrições para três cursos na área. São eles: Diagnóstico da DRC; Manejo Clínico do Paciente com DRC – Módulo Básico e Manejo Clínico do Paciente com DRC – Módulo Avançado.

As inscrições estão sendo realizadas no endereço eletrônico, que pode ser acessado clicando aqui. Todos possuem carga-horária de 30h, são gratuitos e oferecidos na modalidade autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutor, devendo o aluno realizar as atividades propostas com aproveitamento igual ou superior a 70% para a obtenção da certificação.

O Curso Diagnóstico da DRC tem como objetivos descrever os critérios e diagnósticos para a doença renal crônica e os grupos de risco, as estratégias para retardar a progressão da doença e as particularidades da DRC na população pediátrica.

Já o que trata Manejo Clínico do Paciente com DRC – Módulo Básico irá abordar os estágios e os principais fatores de progressão da doença renal crônica, os métodos de avaliação para o diagnóstico nutricional bem como apresentar os medicamentos mais utilizados nas diferentes modalidades de tratamento da DRC.

O Manejo Clínico do Paciente com DRC – Módulo Avançado apresentará as principais intercorrências clínicas e condutas para retardar a progressão da DRC e complicações associadas à doença. Este módulo só estará disponível para médicos e enfermeiros.

O Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar é uma iniciativa de formação em larga escala, fruto da parceria da Universidade Federal do Maranhão com a Secretaria de Atenção à Saúde – Ministério da Saúde (SAS/MS) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Ministério da Saúde (UFMA/SAS/SGTES), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, por meio do Departamento de Prevenção de Doenças Renais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.