Saúde

Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra a gripe

Em São Luís, postos de saúde vão funcionar normalmente neste sábado (10).

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS – O Ministério da Saúde prorrogou, nessa quinta-feira (8), a campanha de vacinação contra a gripe, em todo o país. A vacina contra gripe está disponível nos postos de vacinação desde o dia 22 de abril, quando começou a campanha. No período, 21,3 milhões de pessoas já se protegeram contra a doença, 53,6% da meta. Os municípios, agora, devem disponibilizar a vacina até atingir cobertura de 80% do público-alvo – cada Secretaria de Saúde, entretanto, poderá administrar seu próprio calendário de imunização –, ou seja, 49,6 milhões de pessoas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), no Maranhão, houve dificuldade de acesso nas cidades do interior por causa das chuvas. No Estado, somente os municípios de Governador Archer, São Vicente Ferrer e São João Batista.

Em São Luís, 40% do público-alvo foi imunizado contra a gripe. Nesta sexta-feira (9), como parte das atividades de conscientização contra a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai reforçar a importância da campanha de vacinação contra a gripe em ações realizadas na Praça Deodoro (Centro da capital maranhense) e no Parque do Bom Menino. E neste sábado (10), véspera do "Dia das Mães", todos os postos vão funcionar normalmente, das 8h às 18h – veja a lista completa de postos de vacinação.

 Secretária de Saúde, Helena Duailibe, quer
Secretária de Saúde, Helena Duailibe, quer "100% do público-alvo vacinado". Foto: Maurício Araya / Imirante.com.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, na capital, a vacinação vai até o dia 16 de maio, e o objetivo é ter "100% do público-alvo vacinado". "Nós precisamos fazer escolhas, e a melhor escolha é a escolha saudável. Eu digo que você vacinar é uma prevenção importante, para evitar não só a gripe, que lhe tira do trabalho, que lhe tira de uma vida tranquila, você tem uma série de incômodos, como, também, de uma internação. Quando nós falamos de superlotação de hospitais, por que criar uma superlotação desnecessária; que é transformar uma gripe em pneumonia? Então, é importante que a população entenda que a vacina é gratuita, que a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, do município e do Estado, e que só traz o bem", disse em entrevista ao Imirante.comouça na íntegra.

Fazem parte do grupo prioritário – ou seja, mais vulnerável a desenvolver a forma grave da doença –, segundo o Ministério da Saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Instalações precárias

A TV Mirante mostrou, nesta semana, que o prédio da Divisão de Imunização do município, aos fundos de onde funciona na antiga sede da Semus (que está desativada), no bairro da Alemanha, apresenta diversos pontos de infiltração e, segundo funcionários, corre o risco de desabar. No local, que funciona apenas como depósito, são guardadas as vacinas.

A secretária Helena Duailibe assegura, entretanto, que não há riscos para a população no que se refere à qualidade da vacina. "É um prédio velho, é um prédio antigo, mas que não compromete em nada as vacinas, porque as vacinas estão sob refrigeração. Lá tem gerador (de energia elétrica), então não existe nenhum problema em relação às vacinas. A vacina só traz bem", conclui.

* Até as 9h, o subtítulo da reportagem registrava sábado como dia 8, informação que foi corrigida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.