Saúde

ANS amplia prazo e possibilita nova portabilidade aos beneficiários da Unimed São Luís

A medida possibilita a escolha de qualquer produto, desde que o beneficiário seja elegível.

Imirante.com, com informações da ANS

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) amplia o prazo para a portabilidade extraordinária dos beneficiários da Unimed São Luís por mais 60 dias e possibilita a escolha de novo plano mesmo para quem já fez a portabilidade. A resolução operacional nº 1.578 foi publicada nessa segunda-feira (2), no Diário Oficial da União.

A decisão é resultado da assinatura de um Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TCAC) entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério Público Federal do Maranhão. Com o Termo, assinado em 25/11, as operadoras Central Nacional Unimed, Conmed São Luís, Unihosp e Hapvida assumiram a responsabilidade de oferecer seus planos aos cerca de 30 mil consumidores da Unimed São Luís, que podem realizar a portabilidade extraordinária decretada pela ANS. Esses beneficiários estavam encontrando dificuldades para migrar para as outras operadoras.

A medida possibilita a escolha de qualquer produto individual/familiar - ou coletivo por adesão, desde que o beneficiário da Unimed São Luís seja elegível -, independentemenete da compatibilidade de preços exigida anteriormente. Para ingressar na nova operadora, o consumidor precisa efetuar o pagamento da primeira mensalidade na nova operadora escolhida.

Desde 19 de agosto deste ano, a agência decretou a portabilidade extraordinária aos beneficiários da Unimed São Luís, que encontra-se em regime especial de direção fiscal, por conta de problemas econômico-financeiros e administrativos e também por apresentar dificuldade de assistência aos seus beneficiários.

A ANS já decretou o início do regime de liquidação extrajudicial da Unimed São Luis, ao término do período desta nova portabilidade (31/01/2014).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.